sexta-feira, 16 de março de 2012

Respostas à ficha 5

1 – O que é a avaliação do desempenho?
É a medição de uma caraterística, de uma execução ou resultado. A avaliação de desempenho constitui um dos mais importantes atos de gestão, o gestor define objetivos, estabelece planos, coordena os meios técnicos e humanos e obrigatoriamente tem de avaliar os resultados para saber se estão aquém, correspondem ou excedem, os objetivos ou metas estabelecidas.
2 – Numa empresa quem normalmente faz a avaliação do desempenho?
A avaliação de desempenho é feita pelo superior hierárquico.
3 – Porque deverá ser feita a avaliação do desempenho?
Para que os superiores e restantes colaboradores reflitam conjuntamente acerca dos resultados.
4 – Dê exemplo de uma questão chave na definição de objectivos e dos objectivos correspondentes.
Questão
Em que medida o colaborador ou a equipa irá contribuir este ano para a melhoria da produtividade?
Exemplo de objetivos para a questão colocada
- Aumento da produção por colaborador em 12% até ao final do ano
- Redução no nº de erros no desenvolvimento da atividade, passando de 3 erros por 100 unidades fabricadas para 2 erros por 100 unidades fabricadas.
5 – Enumere e comente as caraterísticas que deve possuir a avaliação de desempenho.
As caraterísticas são:
Sistemática: dizer o que se entende por sistemática
Periódica:                                                periódica
Standartizada e qualificada:                    Standartizada e qualificada

6 – A avaliação do desempenho pretende avaliar competências em 3 distinções. Quais são explique cada uma?
Competências Cognitivas …….
Competências Relacionais…………..
Competências Técnicas…………
7 – Indique 6 métodos de avaliação de desempenho e diga o que entende por cada um.
São vários os métodos escolher 6
Escalas gráficas – Listas de ru…………………… Compete ao superior…………..
Escolha forçada – Consiste em avaliar o desempenho por intermédio de frases descritivas com determinadas alternativas. Num conjunto de duas, quaatro ou mais frases, o avaliador deve escolher, forçosamente, apenas uma ou duas que mais se aplicam ao desempenho do avaliado (ex: ……………………..
Ordenação por classificação (Ranking)
Consiste na listagem de todos os funcionários, desde o mais valorizado ao menos valorizado,……
Métodos narrativos
Incidentes críticos – O gestor regista os atos positivos ou negativos do avaliado, tendo em conta os momentos críticos da função desempenhada.
forma livre – Trata-se de um método de avaliação…..
Método da entrevista
Avaliação inicial – desempenho mais que satisfatório, desem………
Análise suplementar – desempenho avaliado com maior profundidade….
Métodos especiais
MBO – Gestão por objetivos – baseia-se ……
Método dos 360º - Baseia-se numa…….

8 – Indique dois objetivos específicos da Organização no que concerne à avaliação do desempenho.
A avalição pode ter como objectivo atribuir prémios ao desempenho dos colaboradores.
Ser uma fonte de informação útil para desencadear medidas de desenvolvimento pessoal e profissional.
9 – A avaliação do desempenho efetivo concretiza-se na avaliação de aspectos quantitativos e qualitativos do exercício da função. Aponte esses aspectos.
Aspetos quantitativos:
- número de faltas
- numero médio de montagens
- Volume de vendas
- Nº de reclamações dos clientes
Aspetos qualitativos
- iniciativa………
10 – Diga quais os parâmetros a avaliar, no caso da avaliação do desempenho efetivo e dê exemplos.
Caraterísticas pessoais – exemplos: motivação, interesse,…..
Comportamentos relacionados com o trabalho: Cumprimento dos parâmetros de qualidade…….
Cumprimento de objectivos: Reduzir os custos…..

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