segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

APRESENTAÇÕES



Uma das situações mais comuns do nosso quotidiano é ter de apresentar pessoas numa reunião, num jantar, numa conferência ou em qualquer outro lugar onde estejamos a fazer as honras da casa. Apesar de parecer complicado. Fazer uma apresentação é extremamente simples se nos lembrarmos das seguintes regras gerais:

Diz-se primeiro o nome da pessoa menos importante e depois o da pessoa mais importante.

Os homens são apresentados às senhoras.

Ente duas pessoas do mesmo sexo, o mais novo é apresentado ao mais velho.


No mundo dos negócios, onde existe uma hierarquia profissional, as duas regras anteriores só se aplicam entre pessoas do mesmo nível hierárquico. Mais importante do que elas são outras duas regras: (a) o inferior é apresentado ao superior hierárquico e (b) o pessoal interno é apresentado ao visitante.
Apesar da regra anterior, a secretária, quando entra no gabinete do seu chefe acompanhando um visitante, antes de o anunciar pode dizer o nome do seu chefe “Sr. Engº Antunes, está aqui o Sr. Dr. Magalhães, Director da Cargolan”.

É obrigação do dono da casa apresentar entre si todos os convidados ou os participantes de uma reunião que não se conheçam.
Senhora D. Maria Pires apresento-lhe o Senhor João Garcia – homens apresentados às mulheres.
Ou se enunciar só os nomes:
Pessoa menos importante – Senhor João Garcia
Pessoa mais importante – Senhora D. Maria Pires
Dizer: Senhor João Garcia, Senhora D. Maria Pires – visto que os menos importantes são enunciados primeiro

Os nomes devem ser ditos com voz clara e audível, acrescentando alguns dados sobre cada um dos apresentados.
Se esqueceu o nome de alguém é melhor perguntar do que não fazer a apresentação. Por favor diga-me o seu nome completo, depois fazer a apresentação.

Os homens e as mulheres, em ambiente de trabalho ou não, se estiverem sentados, e forem apresentados a alguém, devem se levantar.

Embora um superior hierárquico não tenha obrigação de se levantar para acolher uma colaboradora que entre no seu gabinete, é de bom tom fazer menção de que se levanta para a cumprimentar ou indicar-lhe onde se deve sentar.

Dentro da empresa, onde as mulheres e os homens têm condições de igualdade, uma senhora levanta-se para acolher um superior hierárquico e um visitante exterior. Mas, se se tratar de um visitante habitual e ela estiver ocupada, pode limitar-se a cumprimentá-lo (“Bom dia Dr. Ferreira! Entre e sente-se que eu já o atendo”), ou saudá-lo com um aceno de cabeça se estiver ao telefone.
Em regra é a senhora que decide como quer saudar a pessoa que lhe é apresentada: ou estende a cara para um beijo, ou estende a mão, na posição vertical, para um aperto de mão, ou levanta ligeiramente a mão para ser beijada, (se for casada e o apresentado for um homem, claro!).
O mundo dos negócios esta regra não se aplica: o aperto de mão é o cumprimento comum. É a pessoa mais importante, homem ou mulher, que deve tomar a iniciativa de estender a mão.

Num restaurante não se deve cumprimentar os conhecidos senão com um aceno de cabeça para não os obrigar a levantar ao meio de uma refeição para apertar a mão ou dar um beijo.

A mão a estender é a mão direita.
Não devemos estender a mão enluvada, só se estivermos na rua com um frio intenso.
As mulheres não são beijadas na mão na rua.
Em relação ao aperto de mão devemos lembrar-mos que a mão é segundo Immanuel Kant, “a parte visível do cérebro”, convém ter todo o cuidado para que ela não transmita alguns dos nossos estados de alma como o nervosismo, o desejo de dominar, o medo, a insegurança, etc.
Há quem use o truque de interromper negociações importantes com a entrada inesperada de um colaborador. Através do aperto de mão que o visitante é obrigado a dar para o cumprimentar, este fica a saber se ele está nervoso ou perfeitamente controlado.
Ao dar um aperto de mão deve olhar para os olhos do seu interlocutor e apertar a mão. Uma mão mole revela fraqueza de carácter. Se estender só a ponta dos dedos a pessoa poderá pensar que a despreza. Se tiver a mão húmida, limpe-a discretamente antes de a apertar (o lenço de papel deverá estar no bolso direito). Se apertar a mão com muita força, está a ser agressivo e grosseiro.
A cor verde do texto - Diz respeito à actuação na empresa
Utilize os nomes das pessoas que estão no organigrama:
1. Escolha os nomes para as seguintes questões e diga quem é apresentado a quem.
     1.1 Um homem apresentado a outro homem de nível hierarquico superior.
     1.2 Um home apresentado a uma mulher no mesmo nível hierarquico.
3. Daniela Vaz tem 65 anos e Daniela Serrano 26, quem é apresentada a quem?
4. Cristina Esteves pertence à empresa e José Castro é visitante. Quem é apresentado a quem?
5. Faça 5 questões.
6. Coloque no seu blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário