quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A importância da primeira impressão


Ser bem educado é a chave para ter sucesso, no entanto ter conhecimentos de protocolo empresarial ajudam a projectar uma imagem positiva e a progredir na carreira. As empresas de selecção de pessoal, ao serem confrontadas com dois candidatos com o mesmo nível de experiencia e de habilitações académicas, tendem a escolher o que tiver causado “melhor impressão”.

Diz-se que a opinião do recrutador se forma nos primeiros cinco minutos da entrevista. Boas maneiras, linguagem correcta e o traje certo para a ocasião são meio caminho andado para causar boa impressão. A comunicação e a imagem adquiriram ultimamente grande interesse. Há quem sustente que, se é o nosso coeficiente de inteligência que nos facilita o acesso a certos lugares, é o coeficiente emocional que permite o progresso na carreira profissional. A facilidade de relacionamento com pessoas de todos os estratos sociais e etários é uma qualidade importante para aumentar este coeficiente emocional. Quem está bem e se sente bem transmite aos outros mais segurança e inspira mais confiança.

Os consultores de imagem são uma invenção recente em Portugal e surgem relacionados sobretudo com o marketing político. Nos EUA, o Directory of Personal Image Consultants enumera 364 firmas especializadas nas áreas da linguagem, protocolo/etiqueta, vestuário, cor, motivação e desenvolvimento de carreiras.


É certo que alguns aspectos da nossa imagem física não podem ser alterados (altura e estrutura óssea, por exemplo). E que outros podem ser radicalmente mudados (peso e configuração do corpo e do rosto) através de exercícios físicos, dietas e cirurgia estética. Mas, na maioria dos casos para melhorar a imagem basta usar roupas diferentes, alterar a maneira de falar e de estar em público, e cuidar do aspecto exterior, assim melhorando a chamada comunicação não verbal.

Claro que há profissionais em todas as áreas que fazem gala em ser malcriados ou em afectar um certo desprezo pelas regras da boa convivência social. Mas, salvo melhor opinião, creio que toda a gente beneficia se tiver uma boa imagem a nível social e profissional.
Amaral, Isabel. Imagem e sucesso - Guia de protocolo para empresas. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo

É na entrevista de emprego que muitas vezes, a empresa obtém uma primeira impressão do entrevistado.

1º Faz uma procura no youtube com a expressão "entrevista de emprego".
2º Em 20 minutos vê os vídeos relacionados com o tema,  vai apontando o que achas mais importante, relacionado com o tema.
3º Põe essa pesquisa no teu blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário