segunda-feira, 16 de maio de 2011

Felicitações, Agradecimentos e Pêsames


Seja por carta, seja por cartão ou telegrama, deve-se enviar parabéns e pêsames a pessoas por quem se tem amizade, consideração ou respeito. Os termos variam em função da intimidade.

Ainda há quem agradeça almoços ou jantares por escrito, mas basta um telefonema no dia seguinte. É sempre muito simpático mandar flores. Mas, nesse caso, é preferível enviá-las no próprio dia para a dona da casa as poder colocar nas jarras.

A um convite de casamento responde-se aos pais da noiva com um cartão, ou uma carta, aceitando ou recusando e desejando as melhores felicitações para os noivos. Com o presente, deve seguir outro cartão em que apenas se deseja muitas felicidades aos noivos.

Muitas vezes quando casa um colaborador da empresa, os colegas juntam-se para lhe oferecer um presente, mesmo não tendo sido convidados para o casamento. Nesse caso o cartão terá as assinaturas de todos os que participaram na compra do presente e a fórmula pode ser mais ou menos formal. Em caso de dúvida bastará escrever Com o desejo das maiores felicidades para os noivos e, depois, fazer circular o cartão para que todos os que colaboraram na compra do presente possam assinar.

Os noivos deverão depois agradecer separadamente (com um cartão do casal) a cada um dos ofertantes o presente recebido. É essa a ocasião para darem a conhecer a sua nova morada e oferecerem a sua casa.

Ainda que a regra protocolar diga que se deve responder a um cartão com um cartão e a uma carta com outra carta, no mundo dos negócios muitas vezes basta um telefonema. Mas se deixar passar mais de uma semana sobre o acontecimento deve felicitar, agradecer ou desculpar-se por escrito.

A excepção são os agradecimentos de pêsames, que devem ser feitos dentro de um mês, podendo utilizar-se cartões impressos. E, se não conseguir ir ao enterro, não escreveu nem apresentou pêsames a uma pessoa com quem tem intimidade, deve visitá-la, telefonando-lhe antes a avisar da visita.
Amaral, Isabel. Imagem e sucesso - Guia de protocolo para empresas. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo
1. Esquematize a materia apresentada e poste-a no seu blogue.

1 comentário: