segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cartões de visita



A sua função actual é prestar uma informação ou estabelecer um contacto. Por isso, devem conter os dados que permitam e facilitem um futuro contacto profissional.
Em Portugal, os cartões de casal aparecem com o nome da mulher na linha de cima e na linha seguinte o do marido:
Noutros países aparece em primeiro lugar o nome do homem e no seguinte o da mulher, até porque só usam um apelido: John and Mary Pickford, por exemplo.
Só nos cartões profissionais se deve indicar a morada e o número de telefone. É preferível ter dois tipos de cartões, um só com o(s) nome(s) e outro com a profissão e a morada. Os dirigentes de grandes empresas costumam ter, além do cartão com todos os dados, um cartão penas com o nome, título e logótipo da empresa, que utilizam para mensagens mais pessoais.
Quando se envia o cartão sem nenhuma mensagem deve-se, em todo o caso, riscar o título. E, quando se manda um cartão a alguém que nos trata pelo nome próprio, é de bom tom riscar também o apelido.


O cartão deve ser utilizado como um todo e o nome deve entrar na mensagem ou funcionar como assinatura. Por isso, ao escrever um cartão, deve ter o cuidado de verificar se fez a concordância verbal de toda a mensagem.
Por exemplo, se começar por escrever em cima do nome uma fórmula de cortesia (com os melhores cumprimentos, com um abraço, com consideração e respeito, etc.), a seguir ao nome, em vez de escrever agradeço, deve escrever agradece ou a agradecer.
Se preferir escrever toda a sua mensagem a seguir ao nome, deve colocar uma vírgula e escrever a cumprimentar, a despedir-se, etc. Se escrever tudo antes do nome este funciona como assinatura: Com os melhores cumprimentos de
ou apenas com os melhores cumprimentos.

No caso de apenas escrever uma fórmula de cortesia antes do nome, este funciona como assinatura.

 Só deve assinar se escrever no verso do cartão. Nesse caso, pode utilizar o cartão de visita como se fosse um cartão em branco.

Pode também limitar-se a escrever uma abreviatura. As abreviaturas mais utilizadas são as seguintes:
a.a.                 a agradecer,
a.f.                  a felicitar,
a. d.                a despedir-se
s.p.                 sentidos pêsames

Estas abreviaturas usam-se sobretudo quando se entrega o cartão em mão ou se passa por casa de alguém a deixá-lo e a pessoa não está. Se o mandar pelo correio, parte-se do princípio que teve tempo para escrever a mensagem sem abreviaturas.
Os cartões devem estar sempre impecáveis, sem dobras nem manchas, por serem uma extensão da sua imagem. Por isso, convém guardá-los numa carteira dentro do bolso. E não no porta-moedas.
Quando se sabe que se vai encontrar muita gente com quem trocar cartões, deve levar muitos cartões. Os japoneses são um povo que usa muito os cartões de visita. Os cartões podem entregar-se no princípio ou no fim de uma reunião. Quando chegar a uma empresa onde vai pela primeira vez deve entregar o cartão à recepcionista ou secretária para que ela o possa anunciar como deve ser.
No caso de uma refeição de negócios nunca se deve entregar o cartão quando já se tiver começado a comer. É preferível fazê-lo no momento das despedidas. E, mais uma vez, é a pessoa mais importante que toma a iniciativa de entregar o seu cartão, pedindo também o do outro.
Amaral, Isabel. Imagem e sucesso - Guia de protocolo para empresas. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo
1. Em poucas linhas esquematize a matéria apresentada, máximo 10 linhas, coloque no seu blogue

2. Faça os vários cartões de visita, como os que lhe são apresentados. Preencha-os utilizando uma fonte que permita indicar que foi escrita à mão.
Coloque no seu blogue.

1 comentário:

  1. Boa tarde será que poderia facultar a correção do exercício para confrontarmos com a nossa resolução?

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