quarta-feira, 2 de março de 2011

Receber e conviver


Almoços e Jantares

Colocação à mesa
Quando se começa a organizar um almoço ou jantar a primeira questão que se levanta é a forma da mesa ou mesas




Presidências

Escolhida a mesa, deve decidir-se o tipo e número de presidências. Situam-se um em frente da outra e são os lugares onde se sentam os anfitriões. A 1ª presidência é a do dono da casa ou anfitrião e a é a da dona da casa ou anfitriã.
Existem dois tipos de colocação das presidências

- à francesa, com as presidências no centro da mesa






- à Inglesa, com as presidências nas cabeceiras da mesa.

SISTEMA FRANCÊS

O dono da casa (B) fica de costas para a parede e de frente para as janelas. A dona da casa (C), sentada à sua frente, fica de costas para as janelas e de frente para as portas por onde entram ou saem os criados (A). Num jantar só de homens, o convidado de honra (D) fica à direita do dono da casa ou preside com ele (C). No caso de um jantar misto, mas com presidência masculina, a dona da casa (E) senta-se à esquerda do convidado de honra para lhe dar a direita.

Vantagens
 Favorece a conversa ao criar um pólo central onde se agrupam os convidados mais importantes, ou seja, os que ficam sentados ao lado direito e esquerdo dos anfitriões. É portanto usado para recepções oficiais e refeições de trabalho.


Desvantagens
Prejudica a conversa nos extremos, onde os convidados de menor categoria se limitam a ouvir a conversa do centro ou a conversar entre si. Além disso, marca-se uma clara distinção entre os convidados, tornando óbvio quem são os convidados menos importantes (os que ficam nas extremidades da mesa).


SISTEMA INGLÊS

Neste sistema a dona de casa (A) continua a ficar sentada em frente da porta de entrada de serviço, pois precisa de controlar o serviço de mesa, mas o dono da casa (B), ainda que de costas para a parede, fica de frente para a porta de entrada dos convidados.

Vantagens
A conversa é mais uniforme e generalizada, visto que há dois pólos importantes de convívio. Além disso, os convidados colocados no centro da mesa não se sentem relegados para uma posição distante ou inferior.

Desvantagens
Os convidados mais importantes ficam separados em dois grupos (dono da casa + convidado de honra). O dono da casa fica quase impedido de falar com o convidado de honra que apenas falará com a dona da casa, e com quem estiver sentado à sua direita, sobretudo se a mesa for muito grande.

O sistema mais utilizado em Portugal é o de presidência à francesa para recepções oficiais e de trabalho, e o de presidência à inglesa para jantares ou almoços privados.

Como existem muitos tipos de salas de jantar, com portas e janelas em sítios diferentes, basta estabelecer como critério que para uma presidência à francesa o ponto de referência é a entrada de serviço, e para uma presidência à inglesa o ponto de referencia é a porta de entrada dos convidados.

No caso de haver diversas altas personalidades, é preferível usar duas ou mais mesas. O dono da casa preside numa mesa e a outra é presidida pela sua mulher. Também se pode organizar uma série de mesas com 10 ou, no máximo, 12 pessoas, sendo cada uma presidida por uma alta personalidade.


    Execute as questões apresentadas e coloque no seu blog.
  1. Esquematize o que caracteriza uma presidência à Francesa e à Inglesa.


  1. O sistema de presidência à Francesa é mais usado para que eventos? E o sistema de presidência à Inglesa?

  1. Em breves palavras enuncie as vantagens e inconvenientes de cada um dos sistemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário