Os cocktails permitem ter mais convidados e dão aparentemente menos trabalho a organizar. Mas têm regras específicas.
Como para um cocktail se convidam mais pessoas, é preciso:
- Prever lugar para estacionar os carros;
- Arranjar um sítio e organizar um sistema para deixar os casacos;
- Verificar se há espaço suficiente para que todos os convidados possam circular e serem servidos pelos criados.
Os convites devem enviar-se com uma antecedência máxima de 30 dias e mínima de 10 dias. Normalmente, calcula-se que 60% dos convidados para um cocktail apareçam, mesmo que não tenham confirmado a sua presença.
Os anfitriões devem estar a receber os convidados à porta durante a 1ª meia hora, mas depois, podem (e devem) circular pelas salas, ficando apenas atentos à chegada tardia de algum convidado de maior importância.
A maioria das pessoas sabe que um cocktail acaba à hora do jantar e, por isso, não é preciso mencionar no convite, como se faz nalguns países, das 19 às 21 horas. Se, no entanto, a essa hora ainda houver muitos retardatários, pode reduzir drasticamente o serviço de bebidas. Só em desespero de causa é que os donos da casa se devem colocar perto da porta de saída.
A comida deve ser escolhida de modo a poder ser comida de pé e com os dedos (sem molhos).
Não se esqueça de instruir os empregados de mesa para distribuírem guardanapos sempre que servirem os convidados.
As bebidas devem ser simples. Nada de cocktails complicados. Whisky, gin sumos e vermute – bebidas mais consumidas em Portugal. O Porto e o Madeira só costumam aparecer nas recepções onde há muitos convidados estrangeiros.
É normal que num cocktail toda a gente se junte na primeira sala e deixe as outras vazias. Aos donos da casa compete levá-los para outras paragens colocando travessas com salgadinhos dispersos pelas outras salas.
Quando as empresas convidam para uma cerimónia ao fim da manhã, seguida de aperitivos, não se trata propriamente de um cocktail, apesar de serem servidas as mesmas bebidas e salgadinhos. Nesse caso, para que os convidados percebam que um convite para as 12:30 h não é para almoçar mas apenas para tomar uma bebida, pode-se mencionar no convite que será servido um “porto de honra” a seguir à cerimónia. O traje é informal como se fosse para um almoço e não para um cocktail ao fim do dia.
Amaral, Isabel. Imagem e sucesso - Guia de protocolo para empresas. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo
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