terça-feira, 28 de setembro de 2010

REUNIÕES


O contínuo aumento das relações inter-empresariais tem feito com que seja possível que cada vez mais as empresas organizem eventos que lhes permitam comunicar, publicitar ou manter um contacto constante com o seu meio envolvente, aumentando as suas relações com o exterior, e por ele, se colocar perante qualquer evento corporativo, que seja planificado com o fim de que, a imagem da empresa saia sempre favorecida.

O profissional do secretariado deverá conhecer, portanto, os principais eventos, suas características e os seus formatos mais usuais, com o propósito de dispor dos conhecimentos necessários, a fim de, resolver qualquer problema na organização destes no futuro.
Eventos de carácter externo

Os eventos de carácter externo são aqueles que a empresa organiza com a sua envolvente, podemos estabelecer diferentes tipos:

Assembleia

É formada por um grupo numeroso de pessoas cujo objectivo é o de decidir ou proceder sobre determinados aspectos de interesse comum.
Toda a assembleia possui a figura do presidente, o qual se encarregará de:
- Repartir o tempo por períodos de intervenção
- Assegurar o correcto andamento do evento
- Fazem com que se sigam os pontos definidos na ordem de trabalhos

Conferência

É uma exposição oral sobre um tema ou assunto concreto por parte de uma ou várias pessoas. Finalizada a conferência poderá haver um colóquio com o público assistente.
O objectivo principal de uma conferência é o de proporcionar determinada informação aos assistente, a sua duração poderá variar de uma hora até dias.
Jornadas

Uma jornada é um colectivo de pessoas cujo objectivo fundamental é o de trabalhar ou estudar em grupo, algum tema concreto que seja de interesse comum; desta forma consegue-se um intercâmbio de informação, analisam-se os problemas e encontram-se possíveis soluções.

As jornadas têm a duração de um ou vários dias, normalmente organizam-se em hotéis ou lugares especialmente desenhados para este tipo de eventos; assim os assistentes dispõem de alojamento, serviço de comidas (catering) e salas no mesmo lugar onde se realiza as jornadas.

Congresso

Reunião em que participam centenas ou milhares de pessoas e que girará em torno de um tema ou questão comum, só dura vários dias e ao finalizar procura-se a obtenção de resultados, acordos, resoluções de problemas ou simplesmente um intercâmbio de informação. A característica principal dos congressos é a nacionalidade, a língua e idiossincrasia das pessoas que assistem ao invento.

Todo o congresso dispõe de três tipos de actos:
- Oficiais: será a abertura, o fecho e o relator.
- Específicos: os actos próprios do congresso que se está a desenrolarem.
- Sociais: actos que agradem ou gracejem os assistentes, como por exemplo: exposições, banquetes, ofertas, etc.

Devido à elevada assistência é necessário contar com uma logística muito planificada entre a qual podemos destacar:
- Antecipação da convocatória do congresso. Normalmente com um ano de antecedência.
- Comité organizativo que se encarregará da contratação de profissionais de congressos e a supervisão de toda a organização do mesmo.
- É necessário contar com salas grandes, com receio usam-se hotéis salas acondicionadas para este tipo de eventos.
- As salas devem dispor dos meios adequados: ecrãs gigantes, vídeos, projectores, equipamento de som adequado, sistemas de tradução simultânea, etc., mas outros elementos deverão ser cuidados com detalhe, tais como: as credenciais, a distribuição dos assistentes, os folhetos informativos, distribuição do material (cadernos de notas, esferográficas, manuais, etc.) a segurança, o catering…

Seminário

São reuniões formadas por um grupo reduzido de pessoas, entre 10 e 20 cujo objectivo principal é o estudo ou a investigação de um assunto a fim a todos os assistentes. A duração normal estipula-se entre um ou dois dias.
Simpósio

Consiste numa exposição oral por parte de vários “experts” que vão intervindo de forma sequencial perante os assistentes, cada um pode expor um aspecto de um mesmo tema, complementando assim o mesmo com as opiniões ou pontos de vista que se completam entre si, acrescentando informação actualizada a um tema ou problema em questão.
Normalmente não só existe discussão entre os proponentes, como também com o moderador, que apresenta cada exposição e organiza os tempos da mesma, oscilando entre os dez e vinte e cinco minutos em função do assunto e do número de “experts” convocados.


Workshop

É formado por um número reduzido de pessoas que se reúnem com o fim de trocar ideias, resolver questões sobre um tema concreto e comum a todos os assistentes ou discutir sobre este.
Em conferências e congressos numerosos, é habitual dividir grupos de trabalho para tratar de determinados temas.


Colóquio

Consiste em expor um determinado tema por parte de uma ou várias pessoas experts no mesmo, uma vez finalizada a exposição, é permitido que os assistentes realizem perguntas sobre o tema exposto.
Exibição itinerante (road show)
Acontece quando um mesmo evento tem lugar em vários sítios (cidades, países, etc.).
Vídeo conferência
Esta permite comunicar (imagem e som) entre várias pessoas ou grupos, remotamente através da Internet. Este sistema possui uma série de vantagens entre as quais destaca-se:
- Ganho no tempo
- Ganho nos custos de deslocação
- Comunidade para o vídeo conferencista

Eventos de carácter interno
São aqueles eventos que se produzem de forma interna, ou seja, dentro da própria empresa, também existem eventos que se podem realizar de forma externa como interna.
Reuniões

Na actividade habitual de uma empresa é necessário fazer reuniões entre os profissionais com o objectivo de estabelecer as diferentes linhas que orientarão o trabalho em equipa, têm vários formatos se atendermos a vários critérios, como os que se seguem.
1. Pelo seu nível de protocolo:

- Reunião formais, que se organizam segundo é estipulado no procedimento que tem de ser seguido, só contam com um presidente, um secretário ou secretária, uma ordem de trabalhos onde são indicados os pontos a tratar e uma acta onde se registam todos os acordos estabelecidos uma vez concluída a reunião. Ex: Conselhos de administração, Assembleias gerais de accionistas, etc.

- Reuniões informais, organizam-se sem seguir um protocolo de actuação determinado; portanto pode-se improvisar sobre o seu desenrolar não havendo ordem de trabalhos, por isso pode não existir uma acta, os acordos se os houver podem se reflectir numa nota interna. Ex: reuniões de objectivos, reuniões de vendas, etc.

2. Pelo seu tipo:

- Reuniões informativas em que o seu objectivo é informar os presentes sobre um tema concreto;

- Reuniões formativas que têm como objectivo partilhar formação sobre um tema ou uma área concreta.
- Almoços e pequenos almoços de trabalho que cumprem uma dupla finalidade, por um lado reúnem um grupo pequeno de pessoas para tratar algum assunto concreto por outro agracia-se com um pequeno almoço de trabalho.

- Brainstorming ou cascata de ideias, consiste em lançar ideias por parte dos assistentes sobre um tema concreto, estas podem ter lógica ou não, mas cada assistente sugere uma ideia de forma espontânea, depois estas são anotadas e com o conjunto de todas elas se procura chegar à ideia definitiva.

- Reuniões de intercâmbio de opinião, como o nome indica, permite que cada participante dê a conhecer a sua opinião sobre um tema estabelecido para posteriormente extrair as conclusões oportunas.
Morueco, R. (2006). Manual Prático de Secretariado. Espanha: RA-MA Editorial
Caracterize cada tipo de reunião com até 8 palavras, coloque no comentário do blogue (cada aluno deverá fazer o seu comentário). Será depois eleito o melhor comentário de cada tipo de reunião.

-----------

Deverá elaborar uma tabela no programa word, que contenha:
- o tipo de reunião;
- a periodicidade com que se realiza;
- a amplitude de frequência - nº de pessoas;
- a sua natureza - pública ou privada, e os
- objectivos.

Coloque no seu blogue.
_____________________________________________________________

16 comentários:

  1. Assembleia
    Decisões em comum feitas por um presidente.

    Conferencia
    Dispor oralmente assuntos essenciais com participação dos assistentes.

    Jornadas
    Estudo longo em grupo com assuntos comuns e soluções.

    Congresso
    A finalidade é obter soluções acerca de um assunto.

    Seminário
    Reunião reduzida para estudar assuntos.

    Simpósio
    Expor ideias complementadas por opiniões dos assistentes.

    Workshop
    Discussão de ideias e resolução de questões.

    Colóquio
    Debate com perguntas e respostas acerca do assunto mencionado.

    Exibição Itinerante (road show)
    Exibição de assuntos iguais em diferentes sítios.

    Videoconferência
    Comunicação através de computadores.

    ResponderEliminar
  2. Assembleia
    Presidente comanda as decisões com os restantes membros.

    Conferencia
    Exposição oral proporcionando informações aos assistentes.

    Jornadas
    Pesquisa em grupo com Interesses comuns. Local apropriado.

    Congresso
    Encontrar soluções tendo em atenção há assistência existente.

    Seminário
    Estudo de um assunto por um grupo reduzido.

    Simpósio
    Exposição oral com “experts”.

    Workshop
    Grupo pequeno reunido para discutir sobre um assunto.

    Colóquio
    Expor um assunto com direito a perguntas do tema.

    Exibição itinerante
    Evento em simultâneo em vários lugares.

    Vídeo conferencia
    Comunicar rapidamente com grupos através da Internet.

    ResponderEliminar
  3. Assembleia: reunião onde o objectivo é debater aspectos comuns

    Conferência: expor um tema oralmente podendo durar alguns dias

    Jornadas: tem como objectivo trabalhar e estudar em grupo.

    Congresso: um misto de milhares de pessoas adquirindo informações.

    Seminário: grupo reduzido de pessoas para estudo

    Simpósio: apresentação oral com intervenção entre os experts

    Workshop: número reduzido de pessoas que trocam informações entre si

    Colóquio: Exposição de um tema com autorização a debate

    Exibição itinerante (road show): Um evento em vários lugares

    Vídeo-conferência: Comunicação através da Internet com som e imagem.

    ResponderEliminar
  4. Assembleia: É decidirem e procederem o aspecto de interesses.

    Conferência: É proporcionar informações aos assistentes podem durar dias.

    Jornadas: Podemos analisar os problemas e encontrar as soluções.

    Congresso: Varias pessoas juntas numa sala a obter informações.

    Seminário: Poucas pessoas investigando os assuntos para os assistentes.

    Simpósio: Exposição oral organizado por “expert” resolvendo os assuntos.

    Workshop: Número reduzido pessoas para trocarem ideias resolvendo questões.

    Colóquios: Falar tema em questão permitindo realização de perguntas.

    Exibição itinerante (road show): acontece quando um evento acontece em vários lugares.

    Vídeo conferência: Podemos utilizar a Internet utilizando (sons e imagens).

    Kimberly Figueira CEF 5

    ResponderEliminar
  5. Assembleia: Presidente, procede sobre determinados aspectos de interesse comum.

    Conferência: Proporcionar determinada informação aos assistentes, duração de horas/dias.

    Jornadas: Analisam-se os problemas e encontram-se possíveis soluções.

    Congresso: Dura vários dias, procurando resultados, acordos, resoluções de problemas.

    Seminário: Estudo ou a investigação de um assunto a fim a todos os assistentes.

    Simpósio: Vários “experts” que vão intervindo perante os assistentes.

    Workshop: Trocar ideias, resolver questões sobre um tema concreto.

    Colóquio: Uma vez finalizada a exposição, assistentes realizam perguntas.

    Exibição itinerante (road show): Acontece quando um mesmo evento tem lugar em vários sítios.

    Vídeo-conferência: Permite comunicar entre pessoas ou grupos via Internet.

    ResponderEliminar
  6. Assembleia  Decisões feitas por um presidente;

    Conferência  Resolver assuntos essenciais com participação dos assistentes.

    Jornadas  Estudo em grupo com assuntos comuns e soluções.

    Congresso  A finalidade é criar soluções sobre um assunto.

    Seminário  Pessoal reduzido para estudo.

    Simpósio  Exposição oral com “experts”.

    Workshop  Grupo pequeno reunido para discutir sobre um assunto.

    Colóquio  Expor um assunto com direito a perguntas do tema.

    Exibição itinerante (road show)  Evento em simultâneo em vários lugares.

    Vídeo-conferência  Podemos utilizar a Internet utilizando (sons e imagens).



    Trabalho Elaborado por:
     Fábio Santos, nº7

    ResponderEliminar
  7. Assembleia – conjunto de pessoas e de um presidente que tomam decisões de interesse de todos.

    Conferência – expor um assunto ou tema e assim informar os assistentes do evento.

    Jornadas – trabalhar ou estudar em grupo, analisar os problemas e encontra possíveis soluções.

    Congresso – Reunião em que participam milhares de pessoas para resultados, acordos, resoluções de problemas ou simplesmente um intercâmbio de informação.

    Seminário – reuniões com grupo reduzido de pessoas onde estudam ou investigam um assunto.

    Simpósio – exposição oral de vários “experts” sobre um tema.

    Workshop – formado por um número reduzido de pessoas que se reúnem para trocar ideias.

    Colóquio – finalizada a exposição assistentes realizem perguntas sobre o tema exposto.

    Exibição itinerante (road show) – evento tem lugar em vários sítios

    Vídeo conferência – permite comunicar entre várias pessoas ou grupos através da Internet

    ResponderEliminar
  8. Assembleia- Decide determinados aspectos do interesse comum

    Conferência-É uma exposição oral para procurar determinada informação

    Jornadas- Vários dias, a estudar em grupo o interesse comum

    Congresso- Reunião onde participam milhares de pessoas para interesses futuros

    Seminário- Reunião de 2 a 3 dias a fim dos assistentes

    Simpósio- Consiste numa exposição oral acerca de um problema

    Workshop- Grupo reduzido de pessoas para trocar ideias

    Colóquio- Expor determinado tema, onde os assistentes perguntam sobre o mesmo

    Exibição Itenerante- Quando um mesmo envento acontece em vários sítios

    Video conferência- Permite comunicar através da internet. Este sistema vantagens

    ResponderEliminar
  9. Assembleia → Grupo numerosa de pessoas, objectivo é o de decidir sobre determinados aspectos

    Conferência → Exposição oral sobre um tema com uma ou várias pessoas
    Jornadas → É um colectivo de pessoas cujo objectivo é o de estudar em grupo.

    Congresso → Reunião em que participam centenas ou milhares de pessoas.

    Seminário → Reuniões cujo objectivo principal é o estudo de um assunto.

    Simpósio → Consiste numa exposição oral por vários “experts”

    Workshop → São poucas pessoas que se reúnem com o fim de trocar ideias,

    Colóquio → É expor um determinado tema por parte de uma (s) pessoa (s)

    Exibição Itinerante (road show) → Quando o evento tem lugar em vários sítios.

    Vídeo-conferência → Esta permite comunicar entre várias pessoas ou grupos.

    ResponderEliminar
  10. Assembleia: sessão em que se reúne sócios de qualquer associação.

    Conferencia: Palestra feita diante de um público sobre diferentes questões.

    Jornadas: Trabalho desempenhado no decurso de um dia.

    Congresso: representantes de diversas potências para tratarem de negócios comuns.

    Seminário: Congresso científico ou cultural, com exposição seguida de debates.

    Simpósio: Reunião técnica ou científico, para debater determinado assunto.

    Workshop: participantes que exercem atividades relacionadas a arte.

    Coloquio: Conversa entre duas ou mais pessoas; conversação, entrevista.

    Exibição itinerante: pessoa que se desloca para exercer certas funçoes.

    Vídeo conferência: Reunião em que se discute um assunto comum

    ResponderEliminar
  11. Assembleia: é o conjunto de representantes de uma comunidade;

    Conferência: Reunião em que se discute um assunto comum;

    Jornadas: Duração de um trabalho, consegue-se ligação à informação;

    Congresso: representantes para tratar de assuntos de carácter internacional;

    Seminário: Reuniões formadas por um grupo para investigações e estudo;

    Simpósio: Reunião científica para discutir determinado assunto, exponha oralmente;

    Workshop: discute ou elabora um trabalho prático sobre um tema;


    Colóquio: palestra íntima entre duas ou mais pessoas;


    Exibição itinerante (road show): quando um evento se repete noutros países;

    Vídeo-conferência: uma discussão que permite o contacto visual e sonoro;

    ResponderEliminar
  12. Os vários tipos de reuniões são as seguintes:

    Assembleia
    É um acontecimento realizado por uma grande porção pessoas que o objectivo é colher instruções orientada por um presidente.

    Conferência

    É uma comunicação sobre determinado tema comunicada por uma ou várias pessoas cujo objectivo é dar informação.

    Jornadas
    É grupo de indivíduos que o seu objectivo é trabalhar um tema concreto até encontrar soluções demorando vários dias.

    Congressos
    É um evento que participam milhares de pessoas que o objectivo é comum a todos os presentes por debater uma questão
    Seminário
    São reuniões participadas por um numero reduzido pessoas que o efeito principal é investigar um assunto comum a todos durando um ou vários dias

    ResponderEliminar
  13. Assembleia: agrupamento de decisão tendo um presidente para gerir;
    Conferencia: exposição oral ao publico com determinada informação;
    Jornadas: agrupamento para trabalhar um tema finalizando-se um intercâmbio;
    Congresso: Intercambio de informação dispondo actos sociais, especiais, específicos;
    Seminário: agrupamento reduzido com objectivo de estudar um tema;
    Simpósio: Exposição oral de um tema com opiniões diferenciadas;
    Workshop: grupo reduzido, troca de ideias, divisão de tarefas;
    Colóquio: exposição de tema, permitindo questões na sua finalização;
    Exibição itinerante (road show): Evento com lugar em várias partes do mundo;
    Vídeo-conferência: Comunicação através de imagens e sons, reduzindo tempo.

    ResponderEliminar
  14. Tipos de Reuniões

    Assembleia: Repartição de períodos seguindo a ordem de trabalho.
    Conferencia: É uma exposição oral sobre um tema ou assunto.
    Jornadas: Colectivo de pessoas cujo objectivo é trabalhar e estudar.
    Congresso: Reunião que participam centenas ou milhares de pessoas.
    Seminário: È o estudo e investigação de um assunto.
    Simpósio: Consiste numa exposição oral por parte de vários “experts”
    Workshop: Grupo de pessoas a fim de trocar ideias.
    Colóquio: Expor determinado tema por parte de várias pessoas experts
    Exibição itinerante (road show): evento que tem lugar em vários sítios cidades, países
    Vídeo-conferência: imagem e som entre várias pessoas

    ResponderEliminar
  15. Assembleia: decidir ou proceder sobre determinados aspectos de interesse comum;

    Conferência: expor um tema oralmente podendo durar alguns dias;

    Jornadas: tem como objectivo trabalhar e estudar um tema comum;

    Congresso: um misto de milhares de pessoas adquirindo informações;

    Simpósio : Expor ideias compostas por opiniões dos assistentes;

    Workshop : número reduzido de pessoas que se reúnem para trocar informação;

    Colóquio: exposição de assistentes que debatem sobre o tema exposto;

    Exibição itinerante (road show): mesmo evento que tem lugar em vários sítios;

    Vídeo conferência: permite comunicar entre vários grupos através da Internet.

    ResponderEliminar