segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O lugar do Secretariado na organização (empresa)

Pode considerar-se organização, a disposição dos elementos humanos e materiais de forma a obter o melhor funcionamento e rendimento dos mesmos.

Na organização, encontram-se todos os atributos que respeitam ao seu funcionamento:
a) Divisão do trabalho.
b) Regras de comunicação e circuitos de documentos (os documentos administrativos que circulam normalmente entre os diversos serviços e que respeitam à organização interna da empresa).
c) Número de níveis hierárquicos – definição de autoridade, responsabilidade e tarefas de cada um, confiando-as aos indivíduos que melhor as possam realizar de modo a que a finalidade da empresa seja alcançada.
d) Processos de recrutamento, etc.

O termo estrutura usa-se para descrever as relações existentes entre os vários órgãos da unidade económica. Sendo que a sua representação esquemática denomina-se organigrama, onde é feita a exposição da estrutura hierárquica e funcional da empresa, evidenciando a repartição de tarefas e de responsabilidades.

Para definir a estrutura de uma empresa – ter-se-á que determinar o campo de acção que corresponde a cada uma das ligações existentes entre os responsáveis de cada órgão da empresa.


A organização depende da dimensão da empresa, da psicologia dos dirigentes e da actividade a que aquela se dedica.


Leitura complementar http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

Como a estrutura da empresa é por vezes muito complexa, procura-se representá-la graficamente de modo a que a sua interpretação seja fácil e permita reflectir, sugerir, organizar e decidir.

O organigrama é portanto uma representação gráfica, significativa e de fácil aplicação, da estrutura da empresa ou de um dos seus órgãos e das relações existentes entre eles.


Ex: Classificação dos órgãos de uma unidade económica respectivas funções e serviço


ainda a cada função corresponde determinados serviços, enquanto a função tem um conceito abstracto, os serviços concretizam-se por meios materiais e humanos destinados ao desempenho de certas funções.
Tipos de estrutura

São vários os tipos de estrutura que se podem verificar numa empresa, importa referir, a Estrutura Com Órgãos Consultivos ou Estrutura Line and Staff pois é nela que assenta o secretariado.

Existem nesta estrutura, os serviços hierárquicos aos quais compete a tomada de decisão e a execução do trabalho (line) e os serviços funcionais (Staff) que são os que preparam as decisões, reúnem e tratam das informações.

- Os quadros hierárquicos têm a responsabilidade de comando.
- Os quadros funcionais têm a responsabilidade das previsões e do controlo (conselheiros).
- As células de trabalho distinguem-se perfeitamente, verificando-se a distinção entre os que agem – estrutura line – e os que se agrupam em serviços especializados – estrutura funcional.
- A competência e a pesquisa da perfeição técnica gozam de prioridade.


Este tipo de estrutura surge principalmente nas grandes empresas.



Conclui-se que: na Estrutura “Line and staff” há unidade de comando, mas há a vantagem de um órgão de “staff”.

Cada chefe irá ter um órgão de “staff”, que dá informações. São portanto órgãos de consulta que preparam as decisões, complementando a formação dos órgãos hierárquicos.
As decisões são tomadas pelos órgãos hierárquicos.




Tipos de organigramas

Clássicoos órgãos ou os seus elementos apresentam-se representados por rectângulos e as relações entre eles por linhas:



Circularrepresentação estrutural da empresa por meio de círculos concêntricos, que representam cada um, um nível hierárquico.



Em diagonalparecido com o clássico mas com uma distribuição em diagonal.


Em barrasos órgãos encontram-se representados por barras horizontais e as barras que se apresentam mais à esquerda indicam que é mais elevada a posição hierárquica do órgão. Listogramarepresentação gráfica com o seguinte aspecto.

Nº da casa dos milhares, usar números de mil em mil
Nº da casa das centenas, usar números de cem em cem
Nº da casa das dezenas, usar números de dez em dez
Nº da casa das unidades, usar números de um em um


Organigrama semi-circularrepresentação estrutural da empresa em que cada semi-circulo representa um nível da hierarquia.

Costa, M Fernanda Assis. Organização e Administração de Empresas. Vila da Feira: Plátano Editora
Complete a informação com uma leitura atenta de alguns sites (procura no Google por: órgãos de staff)


1 . Comente a seguinte afirmação:
"Os órgãos de staff ou assessoramento são unidades de trabalho."

O comentário deverá ter entre 270 e 300 caracteres e comentado no blogue da disciplina (não esqueça de identificá-lo colocando o seu nome).

2. Execute um organigrama com os dados abaixo, utilizando o programa word, guarde no seu mail e poste-o no seu blogue.

A empresa "Belle Femme" SARL, dedica-se desde há muito ao fabrico de produtos de beleza sendo uma das quatro empresas do mercado de cremes para tratamentos naturais.

Dos produtos fabricados destaca-se o "Gel-Algas", produto de alta qualidade que logo se impôs no mercado, donde resultou um elevado volume de vendas.

À frente da empresa encontra-se o Dr. João Pedro Costa, sócio maioritário, que desempenha as funções de director-geral, respondendo perante ele as seguintes pessoas:

- Director de produção

- Director de serviços comerciais

- Director de pessoal

- Director financeiro

Destas pessoas dependem os seguintes serviços:

Secção de óleos para bebé, secção de cremes, compras, vendas, armazenagem, publicidade, relações públicas, recrutamento de pessoal, serviços médico-sociais, financeiro e contabilidade, estudo de técnicas de fabrico.

Ligado ao director-geral encontra-se um órgão de staff, cuja função tem trazido benefícios para a empresa.

Caracterize a estrutura que escolheu e as vantagens e inconvenientes.



























































19 comentários:

  1. Os órgãos “staff” são portanto órgãos de consulta que preparam as decisões, complementando a formação dos órgãos hierárquicos.
    Devem permitir qualidade e competitividade dos produtos e serviços prestados pela empresa. A estrutura organizativa de uma empresa, indica o conjunto das relações existentes entre as suas várias unidades organizacionais ou pessoas.


    Andreia Filipa Santos Ponte nº 2

    ResponderEliminar
  2. A linha-staff é a combinação dos tipos de organização linear e funcional. Criada pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, esta une as vantagens de dados estilos organizacionais. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

    Dércia & Fábio

    ResponderEliminar
  3. O staff é um órgão muito importante para uma organização de uma empresa, porque elas têm uma influência directamente e indirectamente num órgão de uma empresa ela fica logo abaixo do director porque ela é que auxilia do director, ela da auxilio, controla tira apontamentos numa reunião e muito mais.

    ResponderEliminar
  4. Os órgãos de staff são pessoas que se predispõem a fazer assessoramento, ou seja, prestação de serviços ao chefe de um certo assunto com possíveis soluções de problemas, em áreas específicas para o objectivo geral da empresa, obviamente o seu sucesso. São portanto pioneiros no desenvolvimento e realização de estudos estabelecendo as conexões entre os órgãos necessários para o desempenho perspicaz da empresa.

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia o órgão do staff é essencial numa empresa, devido a competitividade do mercado. A linha staff é como um guia orientador dos seus executores prestando lhes essencialmente assessoria, planejamento, e controle para fim de facilitar a cooperação e coordenação de um empresa.:)

    ResponderEliminar
  6. Cada empresa seja ela de menor ou maior dimensão necessita de órgãos de staff.
    Precisam que haja alguém que prepare documentação e consulte para ajudar na tomada de decisões e para completarem a formação dos órgãos hierárquicos que são estes que decidem sobre tudo dento da empresa.

    ResponderEliminar
  7. O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens, sendo que (line) compete a tomada de decisões e a execução do trabalho e (staff) que são os que preparam as decisões e tratam das informações pois é nela que se assenta o secretariado. o Que hoje em dia é muito importante numa empresa.
    Lisandra Cardoso

    ResponderEliminar
  8. Os órgãos de staff (ou assessoramento) são consideradas unidades de trabalho porque são essenciais para o funcionamento de uma empresa porque o assessoramento é o pilar da direcção geral por sua vez o órgão staff e uma unidade de trabalho.
    Manuel jesus

    ResponderEliminar
  9. Os órgãos de staff fornecem serviços, conselhos, recomendações, assessoria para os órgãos de linha uma vez que tais órgãos não têm condições de prover tais informações. Uma vez que os órgãos de staff não possuem autoridade de comando mas somente autoridade de especialista de actuação. joana silva e stéphanie freitas

    ResponderEliminar
  10. Os órgãos de staff são importantes para um funcionamento melhor de uma empresa e para a organização dela. É combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais.

    ResponderEliminar
  11. O staff é um órgão muito importante para uma organização de uma empresa, são a prestação de serviços ao chefe. Devem trabalhar a qualidade e a competição entre empresas. São os directores e o pessoal que trata da documentação necessária numa empresa.

    ResponderEliminar
  12. Os órgãos staff são aqueles que estão interligados a um órgão hierárquico de nível mais elevado, para ajudar nas decisões a ser tomadas e na organização dos assuntos empresariais. A estrutura, é as ligações dos órgãos que constituem uma empresa, que esquematicamente diz-se organigrama.

    Carina Gomes Nº 3

    ResponderEliminar
  13. Os órgãos de staff são muito importantes para uma empresa devido aos seus cargos que são essenciais para a sua organização, seja ela administrativa ou em relação aos recursos humanos.
    Sem os órgãos de staff é difícil o funcionamento de uma empresa, porque a organização é muito importante.

    ResponderEliminar
  14. Cumprimentos deste aluno que adora a disciplina (espero um 16, mas a srª professora não tenha vergonha de dar 17) :p

    ResponderEliminar
  15. Tipos de Reuniões

    Assembleia: Repartição de períodos seguindo a ordem de trabalho.
    Conferencia: É uma exposição oral sobre um tema ou assunto.
    Jornadas: Colectivo de pessoas cujo objectivo é trabalhar e estudar.
    Congresso: Reunião que participam centenas ou milhares de pessoas.
    Seminário: È o estudo e investigação de um assunto.
    Simpósio: Consiste numa exposição oral por parte de vários “experts”
    Workshop: Grupo de pessoas a fim de trocar ideias.
    Colóquio: Expor determinado tema por parte de várias pessoas experts
    Exibição itinerante (road show): evento que tem lugar em vários sítios cidades, países
    Vídeo-conferência: imagem e som entre várias pessoas

    ResponderEliminar
  16. Fiz grupo com a joana, o comentário dos órgãos de staff.

    ResponderEliminar