segunda-feira, 16 de maio de 2011

Faxes - Correio Electrónico

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O fax serve para enviar mensagens informais e urgentes. Existem formulários para este tipo de correspondência que pouco variam de empresa para empresa. A linguagem deve simplificar-se ao máximo para que a mensagem seja clara e concisa.

Em princípio não é necessário acusar a recepção, que é feita automaticamente. Mas o fax não deve ser utilizado para substituir as cartas. Se se tratar de uma correspondência formal ou oficial pode-se, quanto muito, enviar por fax uma cópia da carta que foi mandada nesse dia pelo correio, indicando isso mesmo no impresso de cobertura.

Não se deve mandar parabéns ou agradecimentos por fax. É preferível fazê-lo pelo telefone. E o mesmo se aplica aos convites. Apenas numa emergência, no caso de se ter perdido o convite enviado pelo correio, se poderá mandar uma cópia por fax.

É escusado lembrar que os faxes não devem conter mensagens confidenciais ou íntimas. Nunca se sabe quantas pessoas terão acesso ao número de fax do seu interlocutor.

Correio Electrónico

Pelo facto de a comunicação electrónica ser mais rápida e menos formal do que a comunicação escrita, não deve ser mais descuidada ou atabalhoada. Não mande a sua mensagem sem a reler: nada dá pior impressão do que uma mensagem cheia de erros ou gralhas.
Seja educado, mas sem exageros protocolares. O correio electrónico é quase tão informal como um telefonema mas pode ser impresso como um memorando.
Os termos em que se escreve variam conforme o destinatário da mensagem. Ao escrever uma mensagem electrónica, começa-se por um vocativo “Senhor X” ou “Caro Y”. Tratando-se de uma pessoa que conheça bem, pode começar por escrever apenas o nome próprio – “António” ou “Zé”. Mas se for a primeira vez como numa carta: “Ex.mo Senhor Director de R. H. da XPTO….”
Acabe a mensagem despedindo-se “com os melhores cumprimentos”, “com um abraço”, etc. E assine com o seu nome completo se começou por se dirigir ao “Senhor José dos Anzóis” ou só com o nome próprio se começou com um “Caro Zé”.
Amaral, Isabel. Imagem e sucesso - Guia de protocolo para empresas. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo


1. Resuma o que viu sobre os faxes na procura que efectuou.
2. Elabore um formulário de fax.
3. Faça uma entrevista filmada a uma pessoa que use ou já usou um fax.
4. Elabore um resumo esquemático, sobre o correio electrónico.

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