quarta-feira, 10 de novembro de 2010

QUESTÕES PARA REVISÃO

Responda a estas questões e poste-as no seu blogue

1.      O que se entende por organização?
2.      Quais os atributos que dizem respeito ao funcionamento da organização? Comente.
3.      Usa-se a estrutura para descrever as relações existentes entre os vários órgãos da unidade económica (empresa).
3.1. Que nome se dá a essa estrutura representada de uma forma esquemática? Porque é muito usada?
3.2. Enumere e caracterize os vários tipos de organigramas.
4.      Defina os vários tipos de eventos de carácter externo? Refira-se a cada um.
5.      O que são reuniões formais e informais?
6.      Quanto ao tipo, como podem ser definidas as reuniões. Comente cada um.
7.      Quais os aspectos mais importantes a ter em conta na organização das reuniões? Refira-se a cada um.
8.      Refira os vários tipos de distribuição das pessoas numa sala de reuniões e comente-os.
9.      Além das várias distribuições que outros elementos dizem respeito à logística da sala.

10. Que entende por Assembleia Geral?
11. Fale dos vários tipos de assembleias.
12. Quando devem reunir as Assembleias Gerais? De uma maneira geral qual o objectivo?
13. O que prevêem os estatutos? ­­­
14. O que é o quórum?
15. Indique formas de deliberação?
16. Que órgão dirige as Assembleias Gerais? Como e por quem é eleita? Qual a sua composição? Quais as suas incumbências?

Algumas Perguntas e respostas

O que se entende por organização?
A organização é a disposição dos elementos humanos e materiais de forma a obter o melhor funcionamento e rendimento dos mesmos.

Indique alguns atributos que respeitam ao funcionamento da organização? Comente.
Divisão do trabalho ou especialização de funções
Regras de comunicação – ascendentes, descendentes e ao mesmo nível (por ex: de um quadro inferior para um superior hierárquico, feito através de pedido de audiência) e circuitos de documentos -  (documentos administrativos que circulam entre os diversos serviços e que respeitam à organização interna da empresa; circulares, notas de serviço..).
Número de níveis hierárquicos – definição de autoridade, responsabilidade e tarefas de cada um, confiando-as aos indivíduos que melhor as possam realizar de modo a que a finalidade da empresa seja alcançada.
Processos de recrutamento, - forma para renovar o quadro de colaboradores da sua empresa

Que nome se dá a essa estrutura representada de uma forma esquemática? Porque é muito usada?
Organigrama. Porque é uma forma simples de representar a estrutura de uma empresa; a sua estrutura hierárquica e funcional, evidenciando assim a repartição de tarefas e de responsabilidades.

Enumere e caracterize os vários tipos de organigramas.
Line and staff – surge em grandes empresas, há unidade de comando, mas com a vantagem de possuir um órgão de “staff” (de consulta que preparam as decisões, as decisões são tomadas pelos órgãos hierárquicos)
Clássico – os órgãos ou os seus elementos apresentam-se representados por rectângulos e as relações entre eles por linhas:
Circular – representação estrutural da empresa por meio de círculos concêntricos, que representam cada um, um nível hierárquico
Em diagonal – parecido com o clássico mas com uma distribuição em diagonal.
Em barras – os órgãos encontram-se representados por barras horizontais e as barras que se apresentam mais à esquerda indicam que é mais elevada a posição hierárquica do órgão.
Listograma – representação gráfica com recuos correspondentes a cada nível hierárquico.
Organigrama semi-circular – representação estrutural da empresa em que cada semi-circulo representa um nível da hierarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário