quarta-feira, 23 de março de 2011

Algumas questões para revisão

  1. De que partes são compostas as refeições formais?
  2. As ementas devem ter um toque regional. No caso da Madeira qual usarias?
  3. Quais as bebidas que podem ser servidas como aperitivos?
  4. Qual o vinho que é usado para acompanhar um prato de peixe e de carne?
  5. Que características devem ter as flores e arranjos colocados na mesa?
  6. Qual o principal requisito a ter em conta no comportamento dos convidados? 
  7. Quando entra numa festa com quem deve falar primeiro?
  8. Quando chega um convidado os donos da casa o que devem  fazer?
  9. Se em sua casa tiver como convidado o presidente da república quem preside à festa.
  10.  Como se deve comportar à mesa?
  11. Como dispor as pessoas na mesa (estrangeiros, casais, etc.)?

quarta-feira, 2 de março de 2011

COCKTAILS


Os cocktails permitem ter mais convidados e dão aparentemente menos trabalho a organizar. Mas têm regras específicas.

Como para um cocktail se convidam mais pessoas, é preciso:

- Prever lugar para estacionar os carros;
- Arranjar um sítio e organizar um sistema para deixar os casacos;
- Verificar se há espaço suficiente para que todos os convidados possam circular e serem servidos pelos criados.

Os convites devem enviar-se com uma antecedência máxima de 30 dias e mínima de 10 dias. Normalmente, calcula-se que 60% dos convidados para um cocktail apareçam, mesmo que não tenham confirmado a sua presença.

Os anfitriões devem estar a receber os convidados à porta durante a 1ª meia hora, mas depois, podem (e devem) circular pelas salas, ficando apenas atentos à chegada tardia de algum convidado de maior importância.

A maioria das pessoas sabe que um cocktail acaba à hora do jantar e, por isso, não é preciso mencionar no convite, como se faz nalguns países, das 19 às 21 horas. Se, no entanto, a essa hora ainda houver muitos retardatários, pode reduzir drasticamente o serviço de bebidas. Só em desespero de causa é que os donos da casa se devem colocar perto da porta de saída.

A comida deve ser escolhida de modo a poder ser comida de pé e com os dedos (sem molhos).

Não se esqueça de instruir os empregados de mesa para distribuírem guardanapos sempre que servirem os convidados.

As bebidas devem ser simples. Nada de cocktails complicados. Whisky, gin sumos e vermute – bebidas mais consumidas em Portugal. O Porto e o Madeira só costumam aparecer nas recepções onde há muitos convidados estrangeiros.

É normal que num cocktail toda a gente se junte na primeira sala e deixe as outras vazias. Aos donos da casa compete levá-los para outras paragens colocando travessas com salgadinhos dispersos pelas outras salas.
Quando as empresas convidam para uma cerimónia ao fim da manhã, seguida de aperitivos, não se trata propriamente de um cocktail, apesar de serem servidas as mesmas bebidas e salgadinhos. Nesse caso, para que os convidados percebam que um convite para as 12:30 h não é para almoçar mas apenas para tomar uma bebida, pode-se mencionar no convite que será servido um “porto de honra” a seguir à cerimónia. O traje é informal como se fosse para um almoço e não para um cocktail ao fim do dia.
Amaral, Isabel. Imagem e sucesso - Guia de protocolo para empresas. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo
Faça um resumo, esquemático ou não, deste conteúdo.

SERVIÇO DE MESA

A mesa deve reflectir o bom gosto dos anfitriões e, por isso, se deve usar o melhor serviço de louça e copos, o melhor faqueiro e guardanapos de bom tecido.




A serrilha das facas tem de ficar voltada para o prato.

Os copos ficam à frente, disposto do maior para o mais pequeno e da esquerda para a direita.

As saladas servem-se normalmente com a carne, colocando-se um prato em meia-lua ou um pratinho pequeno à esquerda do prato grande.

Retiram-se os pratos pela esquerda e substituem-se simultaneamente pela direita, de modo a não deixar nunca o lugar vazio. No caso de se utilizarem marcadores, estes são retirados juntamente com os pratos em que se serviu a carne.

O vinho é servido pela direita, quer na sua embalagem de origem, quer, depois de decantado, numa garrafa de cristal.

Em jantares menos formais, colocam-se as garrafas nos topos da mesa e os convidados servem-se ou são servidos pelos donos da casa.

Nas casas particulares, as pessoas não são servidas, mas servem-se elas próprias da travessa, que lhe é apresentada pela esquerda. O empregado de mesa serve segurando a travessa na mão esquerda e mantendo a direita atrás das costas.

As senhoras, incluindo a dona da casa, são servidas antes dos homens, excepto os soberanos e pretendentes ao trono, os chefes de Estado e os altos dignitários da Igreja, (nas famílias católicas um sacerdote é sempre servido em primeiro lugar.

Serve-se primeiro a senhora colocada à direita do dono da casa, depois a que está à esquerda; em seguida as senhoras colocadas à direita e à esquerda da dona da casa; depois a dona da casa; só então se servem os homens, a começar pelo que estiver à direita da dona da casa, seguindo-se o que fica à sua esquerda, e assim por diante, até acabar no dono da casa.

Os pratos podem servir-se duas vezes. Mas nos jantares com muitas pessoas é preferível, por razões óbvias, não o fazer. A sopa ou consommé, a salada, os queijos e a fruta nunca se servem segunda vez. Ao repetirem-se os pratos, começa por se servir as pessoas que acabaram primeiro e não se segue a ordem protocolar da primeira vez, em se espera que todos estejam servidos para começar a comer.

Terminada a refeição, o guardanapo é colocado, sem dobrar, ao lado direito do prato.

O café costuma ser servido numa sala ao lado da sala de jantar com os licores ou outros digestivos.

Outros cuidados a ter

Manter costas direitas
O talher vai à boca, não é a boca que vai ao talher.
Comer de boca fechada.
Não tilintar os talheres entre si, nem contra o prato.
Não falar com a boca cheia.
Não fazer barulho ao mastigar.
Limpar a boca sempre que beber.
No fim a refeição pôr os dois talheres do lado direito do prato.

Questionário
1 – Responda às seguintes questões.
  1. Para que lado deve ficar a serrilha das facas, o guardanapo e o prato de pão?
  2. Indica o tamanho dos copos e para que tipo de vinho servem?
  3. Onde são colocados os copos?
  4. Por que lado é retirado um prato sujo?
  5. Por que lado é colocado um novo prato?
  6. Por que lado se serve o vinho?
  7. Nos jantares menos formais onde são colocadas as garrafas?
  8. Por que lado é servida a comida, para que a pessoa se sirva?
2 - Faça 20 perguntas e dê as respectivas respostas.

COMPORTAMENTO DOS CONVIDADOS



O primeiro requisito é obviamente a pontualidade. Ninguém gosta de esperar horas pela chegada de um convidado para se poder passar à mesa.

Quando entrar em casa de alguém, deve começar por falar em primeiro lugar a quem o convidou, ou seja, aos donos da casa, e só depois aos outros convidados. Os homens devem levantar-se sempre para cumprimentar. Apesar de se manter a regra de que as senhoras só se devem levantar para falar ou serem apresentadas a senhoras mais velhas, pessoas reais ou altos dignitários da Igreja, a dona da casa, tal como o seu marido, deve levantar-se sempre que entrar um novo convidado para lhe falar e o apresentar aos que o antecederam.


O chefe de Estado representa a Nação e por isso preside sempre que for convidado. Como todos os chefes de Estado têm o mesmo nível, quando numa cerimónia coincidem reis e presidentes o protocolo ordena-os pela antiguidade. Mas se o Presidente da Republica se fizer representar, por exemplo, pelo chefe da Casa Civil, este ficará à direita de quem preside.
Existe uma norma internacional de cortesia que diz que um soberano, mesmo exilado, ou uma Alteza Real, quando convidados para uma recepção oficial, devem assumir a presidência, pois são convidados como estrangeiros em sua casa. Os donos da casa colocam-se neste caso à esquerda dos convidados reais, para lhes darem a direita, é claro.

À mesa ninguém deve monopolizar a conversa. Por outro lado, deve-se falar sucessivamente com a pessoa sentada à direita e à esquerda, mesmo que uma seja muito interessante e a outra só responda com monossílabos.

Quando há convidados estrangeiros devem misturar-se com os nacionais. Deve procurar-se juntar pessoas que falem idiomas comuns. Em caso de nível igual, dá-se a preferência ao convidado estrangeiro.

Em recepções oficiais, as mulheres com cargos oficiais sentam-se nos lugares que lhes correspondem profissionalmente e não socialmente.

As mulheres solteiras colocam-se em regra depois das casadas. As casadas, ocupam o mesmo nível do marido, mesmo que tenham um estatuto profissional mais baixo. Mas os maridos conservam o nível profissional próprio.

Não é costume juntar casais. Quando há várias mesas, é costume sentar cada um na sua mesa. Quando há uma mesa única, não se devem sentar marido e mulher nem lado a lado, nem frente a frente.

Passado o tempo dos aperitivos, quando o chefe dos empregados de mesa avisa a dona da casa de que o jantar está pronto, se for um jantar pequeno, esta acompanha as senhoras até à sala de jantar e o marido acompanha os homens. Se o jantar tiver muitos convidados, cada pessoa que vai presidir a uma mesa deve levar consigo as pessoas que vai sentar à direita e à esquerda; as outras devem segui-los.

Chegados à mesa, cada senhor ajuda a sentar a senhora à sua direita e no fim ajudam-na a levantar-se.

Os empregados de mesa devem ser instruídos sobre a ordem que devem seguir para servir à mesa. Em mesas muito grandes devem dividir-se em sectores, atribuindo a cada empregado de mesa uma zona, para que todos sejam servidos (quase ao mesmo tempo).

É costume esperar que a dona da casa comece a comer para os convidados pegarem nos talheres. Em jantares pequenos, a dona da casa espera que todos estejam servidos para começar a comer, mas, em jantares muito grandes, basta esperar que a maioria dos convidados esteja servida.

Não se fuma à mesa, antes do doce ou do queijo serem servidos. E pede-se sempre licença antes de acender um cigarro, seja homem ou mulher, sobretudo se ninguém estiver a fumar. Os empregados de mesa devem ser instruídos para colocar os cinzeiros na mesa depois do doce ter sido servido.
É a dona da casa (ou o dono da casa no caso de ser um jantar só de homens) que deve dar o sinal de que a refeição acabou, levantando-se.
1º Elabore 20 questões sobre esta temática.
2º Responda às questões anteriores.

EMENTAS, VINHOS E FLORES


Se as refeições seguissem um princípio lógico bastaria escolher uma entrada para abrir o apetite, um prato para o satisfazer e uma sobremesa para ajudar a digerir. No entanto, as refeições formais são mais complicadas: serve-se primeiro o prato de peixe e depois o prato de carne, a sobremesa é antecedida de queijos e seguida de café e licores. Muitas vezes antes de se passar à mesa já foram servidos os aperitivos, que, se forem muito abundantes, em vez de abrir matam o apetite…

Na elaboração da ementa devem-se escolher pratos simples mas originais. Por exemplo:
Creme de aves com amêndoa torrada
Crepes de tamboril com salada
Pato à antiga portuguesa
Marquise de chocolate
Morangos silvestres com natas

Uma boa ideia é dar um toque regional à ementa, de acordo com o local em que a refeição for servida. No Alentejo use coentros; em Sintra use queijadas; no Algarve ofereça doces de ovos.

Deve-se ter o cuidado de não oferecer carne de porco nem vinhos a visitantes de países muçulmanos, nem carne de vaca a hindus.

Os aperitivos podem ser gin, whisky, porto e madeira (secos), a que acrescentará, ou não, o inevitável vermute. Como há muito quem não bebe bebidas alcoólicas, deve também ter sumos.

A refeição pode ter um ou dois pratos antecedidos de uma entrada e seguidos de uma sobremesa (doce ou fruta). Os queijos são um bom final de refeição, normalmente acompanhados de vinho do Porto.

O vinho do Porto pode ser servido pelo criado na garrafa de origem, mas se o quiser servir como deve ser, tem de o decantar para uma garrafa de cristal apropriada. Nesse caso, a garrafa deve ser colocada em cima da mesa, à direita do dono da casa. Os convidados devem servir-se a si próprios e entregar a garrafa ao vizinho da direita. A garrafa deve circular no sentido contrário dos ponteiros do relógio até chegar às mãos do dono da casa. As senhoras, em regra, não se servem nem são servidas – em homenagem, penso, aos tempos em que, terminado o jantar, só os homens ficavam na sala, a beber e a fumar.

Mesmo sendo abstémio, não deve recuar que lhe deitem uma gota de porto no seu cálice – para depois o poder levantar (mesmo sem beber), quando chegar a altura dos brindes. É que, dizem os especialistas na matéria, brindar com água dá um grande azar…
Com a entrada e com o peixe ou marisco, serve-se vinho branco fresco.

Com caça, carne e bacalhau, serve-se vinho pinto à temperatura ambiente mas sem nunca exceder os 17, 18ºC. Mas, se os convidados preferirem não fazer misturas de vinhos, podem continuar a beber vinho branco com a carne, ainda que não seja o apropriado.



As flores usadas na decoração da mesa podem ter as cores da bandeira do país do visitante. Devem evitar-se arranjos muito altos que impeçam a visão das pessoas que estão do outro lado da mesa. E não devem usar flores muito perfumadas. Estas devem ser colocadas, por exemplo, nas jarras da sala onde se servem os aperitivos, mas não nos centros de mesa, para não provocarem dores de cabeça em convidados mais sensíveis nem prejudicarem os aromas das comidas.
Amaral, Isabel. Imagem e sucesso - Guia de protocolo para empresas. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo

Esquematize a matéria exposta.

PLANOS E CARTÕES DE MESA

Tratando-se de um jantar ou almoço sentado numa mesa única é preciso estabelecer uma hierarquia ou ordem de precedência para sentar os convidados à mesa. Enviados os convites, recebidas as respostas, deve-se fazer uma lista, escrevendo numa coluna o nome dos homens e, noutra, o das senhoras que aceitaram o convite (mesmo tratando-se de casais, para ser mais fácil separá-los ou dar-lhes precedência diferente):

Com a lista dos nomes dos convidados preenchida, podem estabelecer-se as precedências, colocando um número à frente de cada um dos nomes. As senhoras ocupam o mesmo nível do seu marido, mas se uma senhora for convidada devido ao seu cargo profissional ou oficial, sendo acompanhada pelo seu marido, este mantém o nível próprio (seja na hierarquia profissional ou oficial). Ou seja, a senhora sobe dentro da hierarquia para o nível do marido, mas este conserva o seu próprio nível.
Só depois de ter esta lista completa e arrumada se deve fazer o plano da mesa, ou seja, o esquema de colocação dos convidados à(s) mesa(s). Como o projecto de lista de precedências só inclui autoridades civis, militares e religiosas (segundo a lista de precedências) surgem muitas vezes conflitos entre as precedências oficiais e as de cortesia. Nesses casos, a única solução é recorrer ao bom senso.
É este o domínio mais complexo e mais visível do protocolo. Se é costume dizer-se que as pessoas muito importantes não ligam ao protocolo e que só as menos importantes se preocupam com o lugar em que são colocadas à mesa, a verdade é que as pessoas mais importantes ficam sempre em bons lugares e são as menos importantes que precisam de ser colocadas de maneira a que não se sintam ofendidas ou maltratadas.

As mesas perfeitas são aquelas em que os donos da casa presidem sentados um em frente do outro, em que há número igual de homens e senhoras (para que se possam sentar alternadamente, separando casais) e onde não seja necessário colocar senhoras nos topos da nessa. Uma mesa perfeita só é possível se nela se sentarem, 6, 10, 14, 18, 22, 26, 30 (…+4) e assim sucessivamente.
Quando o número de pessoas à mesa for 8, 16, 24, 32 (…+8), se forem todos casais, o dono da casa deve presidir com o convidado mais importante. E se forem 12, 20, 28, 36 (…+8) deve haver uma dupla presidência feminina, ou seja, a dona da casa preside com outra senhora.

No caso de, para além dos casais, haver dois homens a mais, também se deve evitar colocar os donos da casa frente a frente para não desequilibrar a mesa.
O ideal é dividir os convidados, quando são muitos, por diversas mesas redondas. Nas mesas centrais deve colocar-se a 1ª e 2ª presidências, localizando a 1ª presidência na mesa que estiver junto da parede.

Normalmente existe uma mesa principal, no centro ou encostada à parede, sendo as outras mesas colocadas à sua roda. As mais importantes são as que estiverem mais próximas dela; as menos importantes são obviamente as mais distantes. Para que ninguém se sinta ofendido com a numeração da mesa, pode usar-se, em vez de números, nomes de flores, de escritores, de cidades, etc.

Neste exemplo ordenaram-se as mesas em função da mesa principal (A). Ainda que todas tenham praticamente a mesma importância, por uma mera questão de arrumação, consideram-se melhores as mesas que ficam à direita da mesa de honra (3 e 4) e, dentro destas, a melhor é a que fica mais próxima do dono da casa (4). Com esta numeração, os convidados que ficam na pior mesa (2) podem pensar que estão melhor sentados do que os da mesa 4 que são na realidade os que estão melhor sentados. A ordem protocolar para numerar as mesas deveria ser:
Para organizar um jantar ou almoço com várias mesas é aconselhável utilizar um esquema que permita controlar a confirmação de presenças, a partir da lista inicial de convidados que deve ser ordenada por ordem alfabética:

Nas várias colunas escrevem-se as confirmações; só depois se pode distribuir as pessoas pelas diversas mesas.

Começa-se por preencher a primeira coluna com os nomes e apelidos (por ordem alfabética) a partir da lista inicial de convidados.

Na segunda coluna, escreve-se o cargo e/o grau académico de cada convidado. Esta indicação permite evitar erros no preenchimento dos cartões de mesa. Se não houver cartões de mesa, pode utilizar-se esta coluna para ordenar os convidados pela ordem de precedência ( 1º, 2º,….) e colocar o grau académico à frente do nome.

À medida que se recebem as respostas, pode começar-se a preencher a 3ª coluna. As respostas negativas podem ser agrupadas noutra página. Ao eliminar os nomes de quem não vai estar presente, podem preencher-se os espaços vazios com outros nomes, a partir de uma lista suplementar, dos chamados “convidados para compor as mesas” Deve também indicar-se nessa coluna, se o convidado vem acompanhado pela mulher ou pelo marido ou se vem sozinho (sim – 1).

Só quando se tiverem recebido quase todas as respostas (mais ou menos 75%) é que se pode começar a preencher a última coluna, arrumando os convidados pelas diversas mesas e escrevendo apenas o nº da mesa onde vão ficar colocados.
Quem fizer a recepção dos convidados deve dispor de fotocópia desta lista para poder entregar às pessoas um cartão de mão ou um cartão numerado com a indicação do número da mesa onde foi colocado.

Às vezes é impossível sentar toda a gente numa mesa redonda; também não se justifica dividir os convidados por várias mesas de 8 ou 10 pessoas.

Nesse caso, pode ser aconselhável sentar pessoas ou numa mesa em U ou numa mesa rectangular comprida.

1 - A empresa onde trabalha dará um jantar para comemorar o seu 10º aniversário. Pediu-lhe que o organizasse. O que deverá fazer?
Consulte a matéria exposta.

2 – Elabore uma lista de presenças com os seguintes dados:
- 40 pessoas ( 25 senhoras e 15 homens)
- todos aceitaram o convite
- os cargos e grau académico fica a seu critério
- estabeleça as precedências
- designe o número de mesas e atribua a cada convidado a mesa e o lugar que ocupará.


Regras para a organização de uma mesa perfeita

O número de convidados deve ser sempre par, e em igual número de senhoras e homens, para não desequilibrar as mesas. Num jantar de negócios esta regra não se aplica.
Se houver apenas uma presidência, o número de convidados deve ser par. No caso de haver um convidado de honra que ocupe a 2ª presidência o número de convidados deverá ser ímpar.
Nunca, nunca se sentam 13 pessoas à mesa. Uma das soluções poderá ser separar as mesas, chamar alguém (bem conhecido) que aceite à última hora estar presente para compor a mesa…
Deve-se procurar juntar pessoas com interesses comuns e evitar juntar pessoas com incompatibilidades conhecidas.
Deve-se também evitar colocar duas senhoras juntas e nas extremidades da mesa. Mas há casos em que as senhoras são convidadas pela sua categoria profissional e, nesse caso, podem ser colocadas nas extremidades da mesa. Quando, por exemplo, se fazem convites para um almoço sem cônjuges, as senhoras, em princípio, não passam à frente dos homens na colocação à mesa. Se houver número igual de homens e senhoras, o dono da casa pode presidir com o convidado de honra e tentar colocar um homem, uma senhora, um homem, uma senhora. Exemplo:
Há várias maneiras de indicar às pessoas o lugar que devem ocupar à mesa. O exemplo anterior pode ser usado para um plano de mesa, ampliando-se para uma folha A4 e colocando-se numa moldura à entrada da sala de jantar.
A maneira mais simples para refeições com múltiplas mesas é fazer uma lista por ordem alfabética dos apelidos, na qual se inscreve à frente da cada nome o número de mesa a ocupar.
Em cada mesa podem colocar-se os cartões com os nomes das pessoas.
Mas, se se tratar de um jantar com centenas de convidados e dezenas de mesas, é preferível dar a cada convidado uma fotocópia da lista para ser mais fácil encontrar a mesa e saber quem vão ser os seus companheiros, sentando-se depois como acharem melhor. À entrada da sala de jantar deve estar apenas o plano de mesas com os números respectivos.
Outro sistema para indicar aos convidados o seu lugar na mesa, no caso de jantares mais pequenos, é utilizar uma estrutura fixa dentro de uma moldura em couro, onde se reproduz o feitio da mesa (oval ou rectangular), com pequenas ranhuras para colocar cartões ou tiras de cartolina em que se escrevem os nomes dos convidados.
Este plano de mesa facilita muito a fase da preparação do jantar pois os cartões preenchidos com os nomes dos convidados podem mudar de lugar até se encontrar a fórmula ideal. No caso de se usar uma folha de papel, onde se desenhou o plano da mesa, só ao fim de muitas folhas rasgadas se chega à solução definitiva.
O plano de mesa deve ser colocado em lugar bem visível, à entrada de casa ou numa sala adjacente à sala de jantar. Podendo haver um livro para os convidados assinarem. E convém que haja um criado com esse plano de mesa, à entrada da sala onde vai decorrer a refeição, para que os convidados mais distraídos, ou esquecidos, saibam para onde se devem dirigir.
Em jantares íntimos não há planos de mesa (a não ser mentais) e compete ao dono da casa indicar os lugares. Ou usar, discretamente, uma cábula.
Em grandes recepções, além da planta da sala, são distribuídos cartões de mão aos convidados com o nome na frente, e, no verso, a mesa com uma seta a indicar a porta de entrada e uma cruz a marcar o lugar que deve ocupar. Em cada lugar coloca-se um cartão de mesa com o nome do convidado (excepto anfitriões).

Exemplo de cartões de mesa

Exemplo de plano de mesa preenchido
Basta olhar para este plano de mesa para saber que convidado de honra deve ser o Senhor Rui Castro, visto que preside com o dono da casa. Este não escreveu o seu nome mas apenas a inicial A (de anfitrião), para indicar aos convidados que consultam o plano de mesa qual o lugar que ocupam em relação ao dono da casa. Há também, quem utilize a inicial H (do inglês host ou do francês hôte).
Pode-se escrever o nome do dono da casa no plano de mesa ou colocar um cartão mais pequeno sem nada escrito. Mas não se deve colocar um cartão de mesa no lugar do dono da casa, a não ser que apenas tenha escrito a inicial A ou H. Quem preside deve saber qual é o seu lugar, visto que mesmo que o jantar decorra na sala de jantar da empresa ou num restaurante, ele é sempre o dono da casa.




Feita a lista dos convidados e enviados os convites, já se tem uma noção do espaço necessário para organizar o evento. Em regra, conta-se com 30% de não comparências. Infelizmente para quem organiza estes tipos de acontecimentos, a percentagem pode aumentar até 50% ou diminuir até 10% e, por isso, a reserva da sala deve ser provisória até se ter uma ideia mais precisa de quantos convidados vão de facto aparecer no dia do acontecimento.
O convidado de honra deve ser o primeiro a ser convidado e só depois da confirmação da sua presença devem ser enviados os outros convites onde poderá incluir a menção “Em honra do Senhor X”
A ementa, o vinho e a decoração da sala devem ser decididos logo que se marca a sala e mesmo ainda antes de se obterem as respostas ao convite. Mas as quantidades de comida e bebidas só devem ser encomendadas quando houver resposta de pelo menos 50% dos convidados.

1 - Esquematize resumidamente a matéria que lhe é apresentada.
2 - Organize um jantar de Natal para todos os empregados da empresa onde trabalha e seus quadros dirigentes (cerca de 158 pessoas), para tal, poderá apoiar-se no seguinte:

2.1 - Deverá apresentar todos os documentos necessários à organização desse evento.