sábado, 16 de outubro de 2010

Como exercer o secretariado de reuniões

O Secretariado de uma reunião de trabalho é feito pelo Secretário/a, é uma tarefa meramente executiva  – não vai participar na discussão, nem tem direito de voto – o seu trabalho é “tomar notas”, ou encarregar-se de meras tarefas de recepcionismo em funções de Hostess no âmbito de acolhimento e encaminhamento dos participantes.

Sendo o Secretário/a responsável pela organização dos dossiers de participantes previamente distribuídos, poderá ser chamado/a a explicar algum pormenor omisso nos documentos – pormenor a ser considerado como informação adicional.

O Secretário/a deverá estar apto a, no decorrer da reunião, e sob pedido expresso do presidente da reunião, e não por sua própria iniciativa, prestar esclarecimentos sobre dúvidas que possam surgir durante a discussão no conteúdo da documentação de carácter administrativo.

Por vezes, no início dos trabalhos, compete ao Secretariado ler a minuta da acta apresentada para “aprovação” – partimos do princípio que já tenham sido oportunamente enviados aos participantes os exemplares da minuta para “apreciação” – em condições de sequência tradicional mais lhe compete ainda (tratando-se de uma reunião de decisão) passar o texto aprovado ao livro de actas e recolher as assinaturas devidas.

Tomada de notas complementares
*     Registar – data e duração da reunião, local (endereço e identificação da sala), quem dirige os trabalhos;
*     Registar presenças e justificações de ausências;
*     Registar a Agenda de Trabalhos na sequência real, incluindo itens não enumerados na convocatória;
*     Registar todas as deliberações tomadas, responsável pela sua execução (pessoa, hierarquia, ou serviço);
*     Registar data da próxima reunião, se marcada e aceite em colectivo.

Lista de presenças – indicações a considerar para uma correcta identificação das comparências.
Elaboração da documentação resultante

As actas são o resumo da sequência dos trabalhos; o documento deve resultar num texto breve, conciso, claro, objectivo.
A minuta da acta contém um breve resumo de todas as intervenções dos participantes; só se transcrevem na íntegra determinados documentos circunstanciais. O objectivo do documento é o registo das deliberações tomadas em reunião. Assim, a acta regista a vontade colectiva dos participantes e as condições que conduziram a essa vontade – a acta é um documento de prova e de interpretação dessa vontade.

Preocupações de um Secretariado em Reuniões de trabalho:

a) Partindo do Mailing List, fazer o registo de presenças:
- Participantes presentes
- Participantes que enviaram representantes
- Participantes que enviaram substitutos
- Participantes acompanhados por assessores
Pessoas que poderão assistir à reunião:
- Membros observadores, superiormente autorizados;
- Participantes em representação das entidades oficiais (habitualmente membros dos organismos de tutela).

Haverá que anexar à convocatória e ao Mailing List as cartas de delegação para os representantes, as credenciais dos substitutos e dos representantes dos Organismos de Tutela e as autorizações de presença dos membros observadores, documentos de arquivar “como peças de processo”.

Anexamos as justificações das faltas dos participantes

b) No final da reunião, e antes dos participantes abandonarem a sala, coleccionar a documentação lida em reunião que tenha sido apresentada no decorrer dos trabalhos pelos participantes, e não oportunamente incluída nos dossiers preparados para a reunião, a saber:
- Declarações de voto
- Moções
- Adendas
- Resoluções
- Etc.

A minuta da acta é elaborada com base nas notas tomadas no decorrer dos trabalhos; o minutar é tarefa que o Secretariado não pode delegar.

Da minuta da acta deverá constar:
a) No primeiro §, indicação do dia, mês e horas em que se realizou a reunião;
b) Indicação específica do local da reunião (morada completa, incluindo o nº da sala);
c) Identificação da reunião e do grupo reunido;
d) Enumeração dos participantes presentes; em primeiro lugar indicação do participante que dirigiu os trabalhos, seguindo-se os restantes participantes por ordem alfabética;

Enumeração identificando os participantes ausentes e indicação da razão justificativa da falta; indicação, também dos participantes que não compareceram não tendo justificado a sua ausência;
e) Em parágrafos devidamente separados, apresentar, em resumo e pela ordem cronológica por que foram tratados, os assuntos e sequência dos trabalhos.
O documento acta é, por norma, redigido em linguagem informativa.

A minuta da acta será presente à hierarquia para correcção no prazo máximo de 3 dias úteis após a realização da reunião.

A hierarquia deverá corrigir, alterar, modificar todo o texto, como melhor entenda, tendo somente que respeitar a sequência cronológica apresentada e registada pelo Secretariado. A correcção da hierarquia poderá, eventualmente, abranger a função metalinguística (vocabulário específico à actividade da empresa), poderá alterar sob o ponto de vista semântico, sintáctico (e deseja-se que não haja necessidade de correcção sob o ponto de vista ortográfico).

Sendo a acta o único meio probatório da formação da vontade colectiva, e de qual o conteúdo dessa vontade, vamos:
- Enviar um exemplar do texto da 2ª minuta da acta, já corrigida pela hierarquia, a cada um dos participantes para APRECIAÇÃO.

“Limpo” em definitivo o documento, e considerando a aprovação como condição indispensável para exequibilidade das decisões tomadas; e considerando a aprovação da acta como única formalidade necessária para transformar em resolução definitiva o simples projecto (ou minuta) de acta em expressão da vontade colectiva.
A acta será levada à APROVAÇÃO:
- Aprovação indirecta, por delegação dos participantes (voto de confiança para elaboração da acta);
- Aprovação imediata, sempre que, por urgência, haja necessidade de após a reunião se elaborar a acta, ficando os participantes à espera para a assinatura de aprovação, sem que a Secretária lhes permita que abandonem o edifício.

Tratando-se de reuniões de serviços técnicos, chamadas reuniões de informação, na eventualidade de haver actas estas serão assinadas, após aprovação, pelo participante que dirigiu os trabalhos, e mais dois participantes.

Tratando-se de reuniões de decisão haverá que cuidadosamente seguir a tradição da empresa, cumprindo-se, em complemento, o disposto no Código das Sociedades Comerciais.

Podemos definir acta:

- Acta – documento onde se faz o relato oficial do que se passou e decidiu em reunião.
- Acta – documento em que se regista a vontade colectiva dos participantes, e as condições que conduziram a essa vontade; é um documento de prova e de interpretação do contexto dessa vontade.

A acta é o relato escrito de tudo quanto respeita à reunião. Daí resultam as seguintes consequências de ordem legal:

- a acta é o único meio probatório da formação da vontade colectiva e das condições dessa formação;

Tudo quanto a acta refere e dela consta tem-se legalmente como passado, e nas condições nela referida;

Tem-se como não passado, nem verificado, tudo quanto a acta não refere.

Para transcrição ao “livro de actas”

O livro de actas das sociedades comerciais (tal como os demais livros exigidos por lei) são selados na repartição de Finanças antes de se começar a escrever neles.

O livro deve ter todas as suas folhas numeradas e rubricadas pelo presidente da mesa, e termos de abertura e encerramento por ele também assinados.

As folhas não são numeradas no verso pois há distinção entre “folha” e “página”: cada folha tem duas páginas.

Ex.; Folha 3, é a parte da frente da 3ª folha.
       Folha 3 verso, (fols.3 v.) é a parte de trás dessa folha.

Em reuniões de decisão acontece por vezes que da Acta são lavradas certidões.

Se as certidões se destinarem a processo jurídico, serão passadas pelo Notário.
Se as certidões são necessárias para Serviço interno da empresa, são feitas pelo Secretariado, do seguinte modo:
- O participante que dirigiu os trabalhos rubricará todas as folhas de certidão;

As actas
- Devem ser passadas sem linhas em branco não utilizadas, sem abreviaturas ou algarismos e numeradas todas as folhas (todo o texto por extenso);
- Devem declarar a sua conformidade com o original, indicar o número do livro, o número das folhas em que o original está escrito e o número que esta tem na série das Actas;
- Devem ser datadas, conter ressalva das entrelinhas das eventuais emendas ou rasuras, levar o selo branco da organização (ou carimbo a óleo).

A certidão pode ser o teor de toda a Acta, ou só o teor de determinado parágrafo, correspondendo a determinada deliberação.
- Certidão narrativa é aquela em que se transcreve todo o documento na íntegra (usa-se quando a acta é muito extensa).
- Certidão de teor da Acta é aquela em que não se copia todo o documento, fazendo dele apenas um resumo.
Pedrosa, I &Teixeira, M. P. (2000), Práticas de Secretariado. Lisboa: Universidade Aberta

 


Depois de ler atentamente o exposto, faça 20 a 25 perguntas, que deverá registar em documento do word e colocar no seu blog.

Acta - Leitura complementar



Editorial do Ministério da Educação (1997).Técnicas de Secretariado. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação

Comente de forma detalhada o conteúdo de uma acta, recorra às expressões apresentadas para o ajudar. Apresente o trabalho no blog individual.

Agenda e ordem de trabalhos - Leitura complementar

Editorial do Ministério da Educação (1997).Técnicas de Secretariado. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação

Faça um resumo não muito detalhado do que foi exposto, use para tal um documento do word e coloque no blog individual.

Assembleia Geral - Leitura complementar


Editorial do Ministério da Educação (1997).Técnicas de Secretariado. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação

Resuma o conteúdo acima, num documento do word e coloque no blogue individual.

Organização de reuniões

Na organização das reuniões os aspectos mais importantes a ter em conta são:

Objectivo – Para planificar um evento é necessário conhecer o objectivo, por exemplo, não será o mesmo planificar um evento quando o objectivo seja a apresentação de um novo produto para os clientes da empresa, ou organizar um evento a nível interno. Com o primeiro haverá que cuidar e potenciar a imagem da empresa, usar técnicas de marketing e ser escrupulosos nos detalhes anteriormente mencionados.

Destino – É necessário conhecer as pessoas que vão assistir, tentando adaptar o mesmo a estas, em função dos seguintes dados:
Posição hierárquica
Tipo de empresa ou clientes
Tipo de conhecimentos técnicos que têm os assistentes.


Planificação – A planificação de um evento passa por uma série de fases:

* Escolha da sala. Devemos seleccionar a sala em função dos objectivos, do tipo de assistentes e do seu número.

* Equipamentos e serviços da sala. É necessário que a sala disponha de equipamentos e meios necessários para organizar um evento (dispositivos audiovisuais, projectores, microfones, etc.) e que funcionem correctamente, ainda mais, contratar serviços de catering para atender os assistentes.

* Logística. A logística ocupa-se do lugar e distribuição da sala, depois de escolhido o lugar trataremos de colocar os assistentes da forma mais adequada ao tipo de reunião e à posição (importância) dessas pessoas ou cargo que ocupam, etc. Existem vários tipos de distribuição, cada um deles com características diferentes.


Distribuições mais comuns:


Distribuição 1



Este tipo de distribuição é aconselhado para acomodar um grupo reduzido de pessoas, como por exemplo o Conselho de Administração de uma empresa. Nela se reúnem os assistentes ao redor da mesa para tratar assuntos ou temas de importância, as mesas deverão ter as ligações para os computadores portáteis e outros elementos tecnológicos como por exemplo acesso à internet.

Distribuição 2
Este tipo de distribuição é apta para cursos de formação ou exposições que realiza uma determinada pessoa a um grupo, sobre um tema ou assunto de interesse. Os assistentes dispõem de uma mesa onde podem tomar notas oportunas e na maioria dos casos dispõem de equipamento informático.
A posição dos assistentes é voltada para o orador de forma a o ver, e ver o quadro ou qualquer outro apoio multimédia que queira projectar. O número de mesas varia em função dos assistentes e da sala, podendo chegar a se sentar duas pessoas por mesa, favorecendo o trabalho em equipa.


Distribuição 3

Este tipo de distribuição é recomendável quando o número de assistentes é considerável, tais como: congressos, conferências, seminários, etc. É conveniente que os assistentes estejam correlativos para que possam ver com facilidade. Se estes estão seguidos, consegue-se aumentar a capacidade, mas os assistentes de trás deverão sentar-se com uma elevação maior que os de diante.
Distribuição 4






Este tipo de distribuição está apto para reuniões ou cursos de formação com um escasso número de participantes (não mais de 15), a mesa em forma de U, permite ao moderador situar-se na base do U, a zona interna do U permite o acesso para as explicações ou correcções do trabalho dos participantes.






Outros elementos que dizem respeito à logística são:

- A presidência de qualquer tipo de reunião ocupará o lugar de maior relevo.
Esta poderá recair em uma única pessoa ou num grupo de pessoas, são estas pessoas que inicial e encerram a reunião.

- Se existem intervenções, há que determinar a ordem destas em função da hierarquia ou posição dentro da organização, assim como estabelecer o tempo das mesmas.Comprovação prévia de que todos os meios audiovisuais funcionem correctamente (TV, projectores, computadores, diapositivos, etc.)

- Verificar as condições da sala in situ:
Estacionamento
Catering
Climatização
Alojamento
Comidas
Conforto
Visibilidade
Acessos
Áudio, etc.

http://www.youtube.com/watch?v=BOyEnE0N42E - vê este vídeo sobre reuniões improdutivas

Morueco, R. (2006). Manual Prático de Secretariado. Espanha: RA-MA Editorial
Lê a informação, e faz entre 6 a 10 questões, para isso, deverás usar um documento do word e colocar no blog individual.