O contínuo aumento das relações inter-empresariais tem feito com que seja possível que cada vez mais as empresas organizem eventos que lhes permitam comunicar, publicitar ou manter um contacto constante com o seu meio envolvente, aumentando as suas relações com o exterior, e por ele, se colocar perante qualquer evento corporativo, que seja planificado com o fim de que, a imagem da empresa saia sempre favorecida.
O profissional do secretariado deverá conhecer, portanto, os principais eventos, suas características e os seus formatos mais usuais, com o propósito de dispor dos conhecimentos necessários, a fim de, resolver qualquer problema na organização destes no futuro.
Eventos de carácter externo
Os eventos de carácter externo são aqueles que a empresa organiza com a sua envolvente, podemos estabelecer diferentes tipos:
Assembleia
É formada por um grupo numeroso de pessoas cujo objectivo é o de decidir ou proceder sobre determinados aspectos de interesse comum.
Toda a assembleia possui a figura do presidente, o qual se encarregará de:
- Repartir o tempo por períodos de intervenção
- Assegurar o correcto andamento do evento
- Fazem com que se sigam os pontos definidos na ordem de trabalhos
Conferência
É uma exposição oral sobre um tema ou assunto concreto por parte de uma ou várias pessoas. Finalizada a conferência poderá haver um colóquio com o público assistente.
O objectivo principal de uma conferência é o de proporcionar determinada informação aos assistente, a sua duração poderá variar de uma hora até dias.
Jornadas
Uma jornada é um colectivo de pessoas cujo objectivo fundamental é o de trabalhar ou estudar em grupo, algum tema concreto que seja de interesse comum; desta forma consegue-se um intercâmbio de informação, analisam-se os problemas e encontram-se possíveis soluções.
As jornadas têm a duração de um ou vários dias, normalmente organizam-se em hotéis ou lugares especialmente desenhados para este tipo de eventos; assim os assistentes dispõem de alojamento, serviço de comidas (catering) e salas no mesmo lugar onde se realiza as jornadas.
Congresso
Reunião em que participam centenas ou milhares de pessoas e que girará em torno de um tema ou questão comum, só dura vários dias e ao finalizar procura-se a obtenção de resultados, acordos, resoluções de problemas ou simplesmente um intercâmbio de informação. A característica principal dos congressos é a nacionalidade, a língua e idiossincrasia das pessoas que assistem ao invento.
Todo o congresso dispõe de três tipos de actos:
- Oficiais: será a abertura, o fecho e o relator.
- Específicos: os actos próprios do congresso que se está a desenrolarem.
- Sociais: actos que agradem ou gracejem os assistentes, como por exemplo: exposições, banquetes, ofertas, etc.
Devido à elevada assistência é necessário contar com uma logística muito planificada entre a qual podemos destacar:
- Antecipação da convocatória do congresso. Normalmente com um ano de antecedência.
- Comité organizativo que se encarregará da contratação de profissionais de congressos e a supervisão de toda a organização do mesmo.
- É necessário contar com salas grandes, com receio usam-se hotéis salas acondicionadas para este tipo de eventos.
- As salas devem dispor dos meios adequados: ecrãs gigantes, vídeos, projectores, equipamento de som adequado, sistemas de tradução simultânea, etc., mas outros elementos deverão ser cuidados com detalhe, tais como: as credenciais, a distribuição dos assistentes, os folhetos informativos, distribuição do material (cadernos de notas, esferográficas, manuais, etc.) a segurança, o catering…
Seminário
São reuniões formadas por um grupo reduzido de pessoas, entre 10 e 20 cujo objectivo principal é o estudo ou a investigação de um assunto a fim a todos os assistentes. A duração normal estipula-se entre um ou dois dias.
Simpósio
Consiste numa exposição oral por parte de vários “experts” que vão intervindo de forma sequencial perante os assistentes, cada um pode expor um aspecto de um mesmo tema, complementando assim o mesmo com as opiniões ou pontos de vista que se completam entre si, acrescentando informação actualizada a um tema ou problema em questão.
Normalmente não só existe discussão entre os proponentes, como também com o moderador, que apresenta cada exposição e organiza os tempos da mesma, oscilando entre os dez e vinte e cinco minutos em função do assunto e do número de “experts” convocados.
Workshop
Em conferências e congressos numerosos, é habitual dividir grupos de trabalho para tratar de determinados temas.
Colóquio
Consiste em expor um determinado tema por parte de uma ou várias pessoas experts no mesmo, uma vez finalizada a exposição, é permitido que os assistentes realizem perguntas sobre o tema exposto.
Exibição itinerante (road show)
Vídeo conferência
Esta permite comunicar (imagem e som) entre várias pessoas ou grupos, remotamente através da Internet. Este sistema possui uma série de vantagens entre as quais destaca-se:
- Ganho no tempo
- Ganho nos custos de deslocação
- Comunidade para o vídeo conferencista
Eventos de carácter interno
São aqueles eventos que se produzem de forma interna, ou seja, dentro da própria empresa, também existem eventos que se podem realizar de forma externa como interna.
Reuniões
Na actividade habitual de uma empresa é necessário fazer reuniões entre os profissionais com o objectivo de estabelecer as diferentes linhas que orientarão o trabalho em equipa, têm vários formatos se atendermos a vários critérios, como os que se seguem.
1. Pelo seu nível de protocolo:
- Reunião formais, que se organizam segundo é estipulado no procedimento que tem de ser seguido, só contam com um presidente, um secretário ou secretária, uma ordem de trabalhos onde são indicados os pontos a tratar e uma acta onde se registam todos os acordos estabelecidos uma vez concluída a reunião. Ex: Conselhos de administração, Assembleias gerais de accionistas, etc.
- Reuniões informais, organizam-se sem seguir um protocolo de actuação determinado; portanto pode-se improvisar sobre o seu desenrolar não havendo ordem de trabalhos, por isso pode não existir uma acta, os acordos se os houver podem se reflectir numa nota interna. Ex: reuniões de objectivos, reuniões de vendas, etc.
2. Pelo seu tipo:
- Reuniões informativas em que o seu objectivo é informar os presentes sobre um tema concreto;
- Reuniões formativas que têm como objectivo partilhar formação sobre um tema ou uma área concreta.
- Brainstorming ou cascata de ideias, consiste em lançar ideias por parte dos assistentes sobre um tema concreto, estas podem ter lógica ou não, mas cada assistente sugere uma ideia de forma espontânea, depois estas são anotadas e com o conjunto de todas elas se procura chegar à ideia definitiva.
- Reuniões de intercâmbio de opinião, como o nome indica, permite que cada participante dê a conhecer a sua opinião sobre um tema estabelecido para posteriormente extrair as conclusões oportunas.
Morueco, R. (2006). Manual Prático de Secretariado. Espanha: RA-MA Editorial
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Deverá elaborar uma tabela no programa word, que contenha:
- o tipo de reunião;
- a periodicidade com que se realiza;
- a amplitude de frequência - nº de pessoas;
- a sua natureza - pública ou privada, e os
- objectivos.
Coloque no seu blogue.
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